Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de abril de 2009

DIA DO PLANETA TERRA - A CARTA DA TERRA - MOBILIZAÇÃO




A Carta da Terra lança sua primeira campanha de mobilização no Brasil em 22 de Abril, Dia Mundial da Terra

22/4/2009 - Ambiente Brasil

São Paulo, SP - A Carta da Terra, extensão brasileira do movimento “The Earth Charter”, lança no dia 22 de Abril de 2009 a sua primeira campanha de comunicação no Brasil em suporte ao Dia Mundial da Terra.

A campanha está ancorada em um filme de 60 segundos que será veiculado pelas principais emissoras de televisão por assinatura do país e na TV aberta através da MTV. O objetivo da campanha é motivar as pessoas a conhecer a declaração de princípios éticos - A Carta da Terra, compreender os seus conceitos e aplica-los como uma orientação para as suas atividades diárias.

O comercial é uma animação produzida a partir de desenhos feitos por crianças da Casa do Zezinho, entidade social que visa promover a cultura e educação entre crianças carentes da comunidade do capão redondo, na cidade de São Paulo.

A campanha aborda o momento atual da crise financeira como uma importante oportunidade de re-avaliação e de um maior compromisso ético que primem pelo bem comum e pela responsabilidade universal. Segundo a Diretora Executiva do The Earth Charter International, a brasileira Mirian Vilela, precisamos assegurar a generosidade e a beleza da Terra para as atuais e futuras gerações. “Os princípios éticos da declaração Carta da Terra são fundamentais para nortear os diferentes níveis da sociedade para águas mais calmas do respeito, integridade ecológica, justiça social e econômica, democracia, não - violência e paz” afirma Vilela.

O Brasil sempre esteve presente neste movimento, desde seu nascimento, durante a elaboração do texto e suas revisões e atualmente conta com representantes no Conselho da Carta da Terra.

Sobre A Carta da Terra


A Carta da Terra é uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica.
Ela é estruturada em quatro grandes tópicos:
1. Respeito e cuidado pela comunidade da vida
2. Integridade Ecológica
3. Justiça Social e Econômica
4. Democracia, não-violencia e paz.

A Carta busca inspirar as pessoas e diferentes setores da sociedade para um novo sentido de interdependência global e responsabilidade compartilhada voltado para o bem-estar de toda a família humana, da grande comunidade da vida e das futuras gerações. É uma visão de esperança, mas também um chamado à ação.

Sobre a sua historia, em 1987 a Comissão das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, através do documento “Nosso Futuro Comum”, recomendou a redação de uma nova carta sobre o desenvolvimento sustentável com o objetivo de ajudar a construir no século 21 uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. Em 1992, em um evento paralelo da Cúpula da Terra - Eco-92 - realizada no Rio de Janeiro, foi elaborada a primeira versão da Carta.

Apos oito anos, em um processo participativo envolvendo todos os continentes e contando com a contribuição de milhares de pessoas de todas as raças, credos, idades e profissões, incluindo especialistas em ciências, filosofia, ética, religiões e leis internacionais, a versão final foi lançada no Palácio da Paz em Haia em 29/06/2000. Em 2003 a UNESCO reconheceu a Carta da Terra como um instrumento chave para a educação e cultura, e a considerou como um importante marco ético para a humanidade.



CLIQUE E VEJA O VÍDEO


Para maiores informações sobre a Carta da Terra acesse:
http://www.cartadaterrabrasil.org/

Fonte: Cristina Moreno/Vilmar Berna - Portal do Meio Ambiente

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br