Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de abril de 2009

IGAM IMPLANTA SISTEMA DE ALERTA DE ENCHENTES NA BACIA DO VELHAS


Rio das Velhas na confluência como Rio São Francisco

Sistema de alerta de enchentes será implantado em rio mineiro


Danielle Jordan / AmbienteBrasil

A Bacia do Rio das Velhas, em Minas Gerais, vai receber um sistema de alerta de enchentes. O tema foi discutido na segunda-feira, 13, durante a 1ª oficina “Rede Hidrometeorológica e Prevenção de Inundações na Bacia do Rio das Velhas”, realizada pelo o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).

Diversas instituições como o Igam, a Copasa, a Cemig e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), apresentaram seus trabalhos com objetivo de definir a forma como será estruturado o apoio de cada uma das partes para a concretização do projeto.

A prefeitura da capital, Belo Horizonte, também apresentou o projeto de monitoramento de enchentes elaborado por meio do programa Drenurbs.

Desde 1998 o tempo, o clima e o comportamento dos cursos de água são monitorados pelo Igam, de acordo com a diretora de Monitoramento e Fiscalização do órgão, Marília Melo. Quatro novas plataformas de coleta de dados hidrometeorológicos serão implantadas na bacia. O instituto já opera com 29 plataformas como esta nos rios do estado e 11 plataformas de coletas de dados meteorológicos. “O Sistema busca identificar os riscos de ocorrência de inundações no Estado e minimizar as perdas humanas e danos materiais causados pelas cheias”, destaca a diretora.

Interessados em acompanhar o monitoramento podem acessar as informações pelo site www.igam.mg.gov.br, clicando no menu Tempo e Clima, ou pelo telefone 0800-283-5898.

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Caro Professor Jamurth.

    Fiquei muito feliz em saber que o seu Blog teve mais 100.000 visitas em um ano, o que demonstra o grande interesse pela conservação do nosso meio âmbiente.
    Acredito que politicamente não conseguiremos obter as soluções necessárias para a restauração e preservação pois na verdade o que ocorre são lindos discursos em seminários e congressos âmbientais.
    Observe que determinadas autarquias estão se enriquecendo as custas do meio âmbiente por intermédio de cobranças por prestação de serviços que não ocorrem ao percentual da cobrança efetivada, o que já estou solicitando ao Ministério Publico de defesa do consumidor, bem como do meio âmbiente que impetrem as ações publicas cabiveis, contudo o sucesso dependerá como sempre do interesse politico ou profissional de cada um.
    Acredito que as tratativas, projetos, obras âmbientais deveriam ser repassadas para entidades e Ongs com a participação direta da iniciativa privada, tirar o Estado desta área, porque professor tomar de empréstimo R$ 1.200.000.000, para construção de emissários submarinos com o fim de descartar esgoto no oceano, vamos e convenhamos é bem coisa de politico para dizer Eu ESTOU RESOLVENDO O PROBLEMA DA POLUIÇÃO DAS NOSSAS PRAIAS, mas não diz, EU ESTOU MATANDO O FUNDO DO OCEANO, não existe em livros de doutrina de engenharia nada sobre a construção de emissários submarinos, mas na escola da autarquia de São Paulo de tratamento de esgoto, tem.
    No ultimo dia 14/04 em seminário realizado na câmara de vereadores de Campinas, onde tive a portunidade de participar é notório o discurso preparado de homens publicos politicos e judiciários frente as organizações privadas, mas nada de concreto é definido, os rios e suas nascentes continuarão morrendo e no próximo encontro mostrarão uma situação agravada.
    Quando o estado que tem o poder delegado deixa de exercer com eficiência a sua responsabilidade pode formalmente ser denunciado e destituido por falta de interesse e de ágir.
    Necessitamos da realização de campanha publicitária de conscientização da necessidade da preservação, da recuperação de denuncia a agressão do meio âmbiente.
    O esgoto atualmente é o maior vilão da poluição âmbiental e esta nas mãos do Estado, que tratam no maximo 40% do todo captado, assim não dá.

    Abraços

    Meus Parabens pelo resultado do seu Blog

    Marcos Gentil
    GS Tecnologia Mecânica Ltda
    Site- www.globaltecnologia.com.br
    E-Mail marcos@globaltecnologia.com.br

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br