Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de abril de 2009

INMET CONFIRMA PREVISÃO DE CHUVAS ABUNDANTES PARA OS PRÓXIMOS 15 DIAS


Enchentes deixam milhares de desabrigados e desalojados na Região Norte

Lisiane Wandscheer
Repórter da Agência Brasil - 14/04/2009

Brasília - As enchentes que atingiram a Região Norte nos últimos dias já fizeram cerca de 25 mil vítimas no Amazonas entre desabrigados e desalojados (pessoas que ficam temporariamente fora de suas residências em casas de familiares ou amigos). Os dados foram informados hoje (14) pelo diretor de Reabilitação e Reconstrução da Secretaria Nacional da Defesa Civil, José Fernandes.

Segundo Fernandes, o Pará é o estado com o maior número de vítimas, 1.330 estão fora de suas casas, em seguida vem Rondônia, com 523, e o Acre, com 600. Ele informou ainda que os desabrigados e desalojados já estão recebendo ajuda como cestas de alimentos e kits de higiene e limpeza.

“Infelizmente a estruturação física e pessoal das coordenadorias regionais, estaduais e da própria secretaria nacional não permite o atendimento nos padrões preconizados pela ONU (Organização das Nações Unidas) na sua estratégia internacional de redução de desastres”, afirmou Fernandes.

O diretor do Instituto Nacional Meteorologia (INMET), Antônio Divino Moura, confirmou a previsão de chuvas abundantes para os próximos 15 dias e destacou a necessidade de uma ação articulada entre os várias órgãos.

“Precisamos ter um trabalho mais articulado entre quem prevê o tempo e o clima e as ações da Defesa Civil nacional, estadual e municipal.”, disse.

As ações para enfrentar as enchentes na Amazônia foram debatidas hoje na Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados.

No Rio de Janeiro, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, informou hoje que, em parceria com Ministério da Integração Nacional, enviará às áreas de enchentes kits com soro, medicamentos, luvas, seringas, curativos e filtros para a água.

De acordo com o ministro, após as enchentes o acesso à agua é o principal problema. A ingestão de água contaminadas pode causar doenças intestinais.


Chuva provoca estragos no Norte e Nordeste - Clique Aqui


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br