Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

11 de abril de 2009

LANÇADA A REDE DE MALÁRIA NO AMAZONAS


Situação da malária no Brasil - vermelho: áreas com alto risco

Amazonas lança Rede de Malária

Danielle Jordan / AmbienteBrasil

Foto: vetor da malária



Serão destinados R$ 15 milhões para as pesquisas da Rede de Malária, lançada esta semana pelo governo do Amazonas. Esse valor será aplicado nas pesquisas durante 36 meses, que podem ser prorrogados por mais 36. A doença exige monitoramento e controle constantes na região, onde a ocorrência é grande.

Participam da rede o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – na formação de recursos humanos, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (SECT), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), UEA e o Ministério da Saúde (MS).

A Rede é liderada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), que conta com o apoio de Fundações dos Estados do Pará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Maranhão e Mato Grosso.

Durante o lançamento o diretor presidente da Fapeam, Odenildo Sena, destacou a ação da rede que vai avançar a pesquisa em relação à malária. “Nesse sentido, há dois pontos”, disse, “o primeiro, conseguirmos reunir recursos federais e estaduais e, segundo, somar esforços intelectuais e competências”.

O programa está estruturado para cinco anos, sendo que os recursos para os três primeiros, já estão assegurados. Ainda este ano um edital deve ser lançado nos mesmos moldes que a Rede de Malária, para aprofundar os estudos em relação à dengue.
*Com informações da Ascom/EXCLUSIVO: Ambiente Brasil

CNPq investe em rede de pesquisas sobre malária


Somente em 2008, foram contabilizados 306.347 casos da doença no Brasil. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a Região Norte foi a que registrou o maior índice de pessoas portadoras de malária, 297.210; seguido do Nordeste, 4.765; Centro-Oeste, 3.964; Sudeste, 391; e Sul, 107. SAIBA MAIS

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br