Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

16 de abril de 2009

NITERÓI (RJ) QUER MONITORAR RESÍDUOS PARA EVITAR CONTAMINAÇÃO POR CHORUME


Pesquisa propõe monitorar resíduos para evitar contaminação da água

14/04/2009 - Por Mônica Sousa

O aterro sanitário do Morro do Céu, em Niterói, recebe por dia aproximadamente 600 toneladas de lixo e produz 300 mil litros de lixiviado. Popularmente conhecido como chorume, o lixiviado é uma combinação de transformações químicas e tóxicas de todo esse resíduo sólido junto com a infiltração de água da chuva.

O TRATAMENTO

Sem o tratamento adequado, essa decomposição orgânica acaba sendo despejada nos córregos e nos lençóis freáticos. Pensando nisso, a Faculdade de Engenharia (FEN) da UERJ montou o projeto Tratamento combinado de lixiviado de aterros de resíduos sólidos urbano em estação de tratamento de esgoto. A idéia é monitorar o tratamento do lixiviado em conjunto com o tratamento das redes de esgoto doméstico.

A importância do estudo é definida pelo coordenador da pesquisa, professor João Alberto Ferreira de forma simples e direta: “Ou buscamos alternativas viáveis para o tratamento ou futuramente o destino final do lixiviado pode ser o nosso copo de água”, alerta.

Para o professor, que integra o Departamento de Engenharia Sanitária e Meio Ambiente (Desma) da UERJ, o lixiviado é um sério problema porque possui características de difícil tratamento e é mais poluente que o esgoto.

Entre os elementos químicos encontrados está o nitrogênio amoniacal (NNH3). Para se ter uma idéia do grau de toxidade, enquanto o esgoto conta uma proporção de 40 mg/litro de NNH3, o lixiviado tem em média 1.000 mg/ litro.

O grupo de pesquisadores do Desma montou a pesquisa aliando o tratamento do lixiviado a estrutura de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) montada. “Essa é uma alternativa porque há viabilidade no transporte do lixiviado até a ETE, a capacidade da estação em assimilar esse material efluente maximiza o processo, e há compatibilidade do processo tanto do esgoto quanto do lixiviado”.
Segundo João Alberto, esse tipo de tratamento já é aplicado em vários países e se torna a melhor alternativa para sanar o problema de degradação ambiental.

PROSAB DA FINEP APROVA PROJETO

O projeto do Desma foi aprovado pelo Programa de Pesquisa em Saneamento Básico (Prosab) da Finep. O que permitiu ao grupo de pesquisadores montar uma unidade piloto de tratamento combinado na ETE de Icaraí, em Niterói, para a análise do lixiviado do Morro do Céu.

Com a estação piloto eles puderam avaliar por dois anos a eficiência do tratamento combinado e monitorar novos experimentos de laboratório. A pesquisa avaliou o tratamento em doses diferenciadas da proporção lixiviado/esgoto e testou também o tratamento combinado biologicamente, a partir de microorganismos..

O pesquisador explica que, por se tratar de uma substância mais tóxica, é preciso controlar a quantidade de entrada do lixiviado proporcionalmente ao do esgoto. A média utilizada normalmente na ETE de Niterói é de 0,5% a 1% de lixiviado em relação ao esgoto tratado. “O lixiviado reduz drasticamente a presença do oxigênio disponível em curtos d’água prejudicando a fauna e a flora desses meios”, explica João Alberto.

A pesquisa consistiu em examinar as variantes possíveis de combinações entre o esgoto e o lixiviado por meio de tratamento biológico. A estação piloto conta com tanques de mistura com volume útil de 1..000 litros e opera em proporções distintas de lixiviado/esgoto que variam de 0,5% a 2,5% para monitorar diversos parâmetros e toxidade de cada uma das realidades.

Os dados de dois anos de pesquisa atestam que o tratamento biológico do composto combinado de lixiviado e esgoto na proporção de 0,5% a 1% está dentro dos parâmetros legais estabelecidos pelo órgão ambiental no Estado.

Dentre os aspectos verificados e comparados, Ferreira destaca a Demanda Química de Oxigênio (DQO) e a quantidade de nitrogênio amionacal. A DQO é um parâmetro químico que significa a quantidade de oxigênio necessária para a reação. Quanto maior o nível da DQO mais poluente é o composto.

Enquanto o esgoto tem em média 170 mg/litro, o lixiviado apresenta 1.400 mg/litro. No entanto, após o tratamento combinado na proporção de até 1,5% a DQO reduz de 360 mg/litro para 130 mg/litro, uma margem aceitável de 70% de diminuição. Em relação ao NNH3 também há uma redução de 50 mg/litro reduz para algo em torno de 25 mg/litro.


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

5 comentários:

  1. Infelizmente é triste perceber que em uma matéria sobre Niterói, detentora de inúmeras belezas, a foto que ilustra a matéria é do Rio de Janeiro. Poderiam justificar porqu~e?

    abçs.

    ResponderExcluir
  2. Equipe SOS Rios do Brasil01 junho, 2009 16:47

    Ok Sérgio,
    foi um lapso lamentável que já foi corrigido. Perdoe-nos! Agora sim, temos uma bela paisagem de Niterói na postagem!
    Obrigado pela preciosa informação.
    Se puder nos enviar mais fotos de Niterói ficaremos muito agradecidos pela remessa.

    ResponderExcluir
  3. Grato pelo retorno. Creio que podem conseguir fotos no site da Neltur.

    Estou à disposiçãompara troca de informações e caso interesse posso encaminhar por exemplo matteriais sobre a demarcação do Caminho de Darwin , por exemplo.

    ResponderExcluir
  4. Alguns artigos estão no Blog do religare Café.

    abçs.

    ResponderExcluir
  5. 9 DE FERVEREIRO DE 2010: Daniel
    7:2 Falou Daniel, e disse: Eu estava olhando na minha visão da noite, e eis que os quatro ventos do céu agitavam o mar grande.
    Apocalipse
    18:19 E lançaram pó sobre as suas cabeças, e clamaram, chorando, e lamentando, e dizendo: Ai, ai daquela grande cidade! na qual todos os que tinham naus no mar se enriqueceram em razão da sua opulência; porque numa hora foi assolada.
    Apocalipse
    16:3 E o segundo anjo derramou a sua taça no mar, que se tornou em sangue como de um morto, e morreu no mar toda a alma vivente.
    Apocalipse
    8:8 E o segundo anjo tocou a trombeta; e foi lançada no mar uma coisa como um grande monte ardendo em fogo, e tornou-se em sangue a terça parte do mar. Niterói - Sobre este Lugar,O Senhor trará um grande acontecimento! voltai para o Senhor equanto a tempo!! crisdsouza1@hotmail.com

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br