Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

11 de abril de 2009

ONDAS DE ATÉ 4 METROS NA RESSACA DO RJ NESTE FERIADÃO DA PÁSCOA


Nas praias cariocas altas ondas e uma forte ressaca - foto Globo Esporte

Ressaca no litoral do Rio deve durar mais dois dias, diz especialista

Cristiane Ribeiro
Repórter da Agência Brasil - 11/04/2009

Rio de Janeiro - O litoral do estado do Rio de Janeiro amanheceu hoje (11) com ondas de até 4 metros de altura, que atraíram centenas de surfistas para as praias, principalmente Grumari, Prainha e Leblon, na orla carioca, e Saquarema, na Região dos Lagos. A ressaca deve durar até segunda-feira (13), e, segundo o oceanógrafo David Zee, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), foi provocada por um ciclone extratropical estacionado no Oceano Atlântico, próximo da costa da Argentina.

O especialista explicou que o fenômeno é raro pelas circunstâncias em que ocorre, com os ventos soprando em uma única direção e provocando o agrupamento de ondas gigantes que incidem no litoral do Rio de Janeiro por estar na direção do sul do país.

Para ele, no entanto, a ressaca não deve provocar estragos na orla, já que os ventos não vieram junto com as ondas. “A característica dessas ondas é a grande energia acumulada e o espaçamento entre elas. Em algumas praias, o movimento das ondas provoca valas e em outras um acúmulo grande de sedimentos, os chamados bancos de areia, por isso, é preciso cautela ao entrar no mar”, acrescentou Zee.

Ainda de acordo com o oceanógrafo, a incidência de ressacas é conseqüência das mudanças climáticas e neste ano o fenômeno deve se repetir várias vezes no Rio de Janeiro. “A sucessão de ressacas se deve à alta capacidade que o planeta tem de absorver o calor do sol provocado pela emissão excessiva de carbono, por meio da grande energia que o homem consome para se manter”.

Por causa do mar agitado, o Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros espalhou bandeiras vermelhas pelas praias, indicando que o banho está proibido. Pela manhã, vários banhistas foram resgatados na Praia Vermelha, na Urca. Os bombeiros informaram que o total de salvamentos só vai ser divulgado no final do dia. Agencia Brasil 11/04/2009

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br