Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

9 de abril de 2009

PEDALANDO E CONHECENDO OS RIOS DO JAPÃO

DO NOSSO CORRESPONDENTE NO JAPÃO,
ENGº. HIROTO HAYASHI


Olá professor Jarmuth,como vai?

Desculpe a demora de passar as informações sobre rios do Japão. Pretendo escrever varios assuntos interessantes de cultura e tradições da região através do Pedalando e Conhecendo Japão.

Essa matéria em anexo fala sobre ciclovia nas margens do rio e a conservação do rio. Pretendo em breve fazer uma viagem de bicicleta pelo Rio Tonegawa que é o segundo maior rio do Japão (352Km).

Esse rio já causou muitos danos e prejuizos na sua história, o que fez com que o governo desviasse a rota natural.
Pretendo conhecer esse rio com detalhes para poder informar SOS RIOS DO BRASIL.


Saudações
Hiroto Hayashi


Pedalando e Conhecendo os Rios do Japão 2

O Japão é um país abençoado por rios, por ser um arquipélago e muitas montanhas, não faltam aqui são os rios. Encontram-­se muitos rios bonitos e aguas limpas algumas eu diria até cristalinas.

Gosto de pedalar e constantemente faço viagem de bicicleta acompanhado por minha esposa e amigos. É normal percorrer 30 a 60 kilometros pela ciclovia muito bem conservada e em algumas viagens até ultrapassam 100Km sem a necessidade de sair da ciclovia.

A maioria das ciclovias são construidas nas margens dos rios, são todas asfaltadas e diga­se de passagem muito sinalizada, com faixa branca lateral, símbolo de carro pintado no chão para orientar o ciclista, tem banheiro público com papel higienico e bebedouro de água.

Não entra carro nem motocicleta nas ciclovias. Só pedestres e bicicletas. Nesta matéria vou estar ilustrando como é uma ciclovia nas margens do rio e também a utilização das pedras para conter a erosão dos rios.

Por Hiroto Hayashi

VÃO AQUI ALGUMAS FOTOS QUE PODEM SERVIR DE MODELO PARA ALGUMAS CIDADES DO BRASIL QUE QUEIRAM VALORIZAR AS MARGENS DE SEUS RIOS:




Paredão artificial com ciclovia nas margens do Rio Hirosegawa em Isezaki­Gunma ken.
Moradores plantam hortaliças na parte interna dos paredões e as casas ficam na parte externa
protegidas das enchentes.



Foto da Ciclovia nas margens do Rio
Tonegawa em Maebashi­Gunma ken.


Ciclovia
proteção de tela contra bola de beisebol, por
passar próximo ao campo de beisebol.











Ciclovia nas margens
do Rio Tonegawa.









Paredões e fundo de concreto com
pedras nas margens para evitar
erosão e não aumentar a velocidade
das águas nas enchentes. Rio Tonegawa.











Pedras entrelaçadas com ferros
para auxiliar nas proteções. Rio
Tonegawa.











Obrigado caro amigo e correspondente Engº. Hiroto e esposa, que percorrem muitos quilometros em viagens ciclísticas, conhecendo, fotografando e enviando informações sobre os rios do Japão.

Por favor, localizem e enviem fotos sobre os projetos de revitalização e renaturalização dos rios, que há muito são desenvolvidos no Japão, substituindo as galerias e valas de concreto (que são destruídas) por margens e leitos naturais, com plantas, jardins, gramados e árvores, tornando os cursos d' água, os mais naturais possíveis.

Aqui no Brasil, ainda o "moderno e o usual" é "prender" os córregos e rios em galerias de concreto ou gabiões de pedras e telas aramadas, com leitos de concreto a um custo altíssimo. Quem sabe um dia essa "novidade da renaturalização", que já acontece nos USA, na Europa, no Japão há mais de 20 anos possa vir a ser descoberta pelos nossos engenheiros e administradores de obras dos governos.

Prof. Jarmuth

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br