Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

3 de abril de 2009

PROGRAMA ANTÁRTICO BRASILEIRO LANÇA LIVRO PARA ESCOLAS PÚBLICAS


Livro sobre a Antártica será distribuído nas escolas públicas

Conhecimentos acumulados em mais de 50 anos de pesquisa sobre a Antártica, o continente gelado, estarão à disposição de escolas públicas de todo País a partir do segundo semestre deste ano. Este é um dos destinos da publicação Antártica, bem comum da humanidade, lançada na quarta-feira (1°), no auditório do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

O livro, de autoria da coordenadora do Programa Antártico Brasileiro (Proantar), Tânia Brito, consolida de forma simples e didática as principais informações sobre a Antártica. Também relata os resultados das pesquisas realizadas pelo Proantar.

A Antártica, que é um bem comum dos todos os países do mundo, é considerado pelos cientistas como o termômetro do planeta terra, por sua memória geológica, que guarda as mais preciosas informações sobre o futuro da terra.
De acordo com informações contidas na publicação, amostras da atmosfera coletadas no passado em bolhas de ar retidas no gelo antártico, indicaram um aumento de30% na concentração de dióxido de carbono e de 100% na de metano, desde o início da revolução industrial. Não por acaso foi lá que se registrou o primeiro buraco de ozônio.

A publicação traz ainda dados sobre números colossais sobre uma faixa de terra de 14 milhões de quilômetros quadrados, o equivalente a cerca de 16 vezes o tamanho do Brasil, praticamente coberto por gelo e onde o sol nunca se põe. Neste ambiente inóspito a temperatura já chegou a -89 graus centígrados com ventos de até 375 quilômetros por hora.


Estação Antártica Brasileira Comandante Ferraz, da Ilha Rei George.

Neste mundo, o homem só pisa com a permissão da natureza, em períodos específicos do ano. Há 25 anos, o Brasil participa de pesquisas naquele continente, na Estação Antártica Brasileira Comandante Ferraz da Ilha Rei George, localizada numa das pontas do continente. Aos futuros visitantes, a publicação disponibiliza um guia prático de conduta com dicas sobre planejamento, segurança, formas de deslocamento e cuidados com o ecossistema local, que deve ser mantido intocado. (Fonte: MMA)

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br