Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de abril de 2009

SPTV E A SÉRIE "OS RIOS DE SÃO PAULO"

Rio Pinheiros, em São Paulo

Especialistas apontam soluções para os rios de SP em seminário

Encontro ocorreu nesta terça-feira na USP. Rio de Seul foi mostrado como exemplo de revitalização.
Do G1, em São Paulo - 14/04/2009

Os problemas dos rios de São Paulo, com causas e possíveis soluções, foram discutidos nesta terça-feira (14) durante o seminário “Rios de São Paulo". Entre as soluções propostas, foi apresentado o exemplo de Seul, na Coreia do Sul, onde uma avenida e um elevado de intenso tráfego foram destruídos para a revitalização de um rio poluído.

O seminário foi organizado pelo Globo Universidade - projeto da Rede Globo de intercâmbio com o meio acadêmico - e reuniu especialistas e autoridades em um auditório da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

O evento teve a presença de autoridades, como o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e o prefeito da capital, Gilberto Kassab (DEM). O vice-presidente das Organizações Globo, José Roberto Marinho, fez o discurso de abertura.




Clique e Veja o Vídeo


As palestras

O primeiro palestrante foi o professor Carlos Eduardo Morelli Tucci, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Segundo Tucci, o problema de poluição dos rios e enchentes decorre de uma série de procedimentos equivocados adotados ao longo dos anos, como a falta de planejamento urbano, a canalização de rios e córregos, a ocupação da área de mananciais e várzeas de rios e a falta de tratamento de esgoto, entre outros.

Para Tucci, o investimento necessário para solucionar o problema não é alto, tendo em vista o retorno. “O Brasil precisa de R$ 178 bilhões para esgoto e R$ 21 bilhões para águas pluviais. O que falta não é a parte financeira, mas vontade.” O cálculo, segundo ele, é de pesquisa de 2005 do Banco Mundial.


saiba mais:

SPTV: Córrego vira atração turística em Seul

SPTV: Seminário Rios de São Paulo discute alternativas para rios e córregos

Professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), Mario Thadeu Leme de Barros apresentou de forma didática a atual situação da Bacia do Tietê, enfocando o Alto Tietê, e citou algumas medidas para solucionar o problema da poluição na área, como a mudança de projetos envolvendo o tratamento da água urbana.

Explosão populacional
Terceira palestrante, a secretária estadual de Saneamento e Energia, Dilma Pena, fez um resumo do desenvolvimento da região metropolitana de São Paulo e como seus recursos hídricos foram apropriados pela sociedade nos últimos 120 anos.
A secretária ressaltou como esse processo paulista de apropriação foi diferente do ocorrido em outras cidades do país e do mundo devido ao “extraordinário” crescimento populacional de São Paulo no período, que passou de cerca de 35 mil para 19 milhões de habitantes. “Isso é de importância fundamental no planejamento das intervenções hídricas”, afirmou.


O exemplo de Seul, na Coreia do Sul, foi mostrado no seminário. A Prefeitura de Seul revitalizou o Córrego Cheong Gye Cheon. Para isso, chegou a derrubar uma das principais avenidas da cidade e um elevado situado em cima da via. O projeto foi apresentado pelo assessor da prefeitura de Seul In-Keun Lee, um dos responsáveis pelo projeto na época (veja no vídeo ao lado).


Vontade política

Em entrevista ao SPTV, o vice-presidente as Organizações Globo, José Roberto Marinho, disse que, "havendo vontade política e havendo conscientização da população, tudo é possível". "Esses projetos já vêm acontecendo no mundo inteiro há mais de 50 anos e com bons resultados, como nós estamos mostrando agora o projeto da Coreia. E temos certeza de que isso pode acontecer aqui também", afirmou.

O governador José Serra disse, em discurso durante o evento, que uma das principais preocupações de qualquer governo atualmente é a despoluição de rios. “No passado, se dizia que governar era abrir estradas. Hoje, eu digo que, em certa medida, governar é despoluir rios”, disse Serra.

Além do seminário, uma série de reportagens exibidas nos últimos dias na TV Globo abordou os problemas dos rios de São Paulo (saiba mais no blog especial do SPTV).
Leia mais notícias de São Paulo

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

2 comentários:

  1. Ola pessoal,sou téc.em agropecuaria,sou formado pela UNESP jaboticabal,em1980,tenho muita experiencia de campo,acho que para despoluir os rios,tem que começar da cabeceira,um a um,porque vc vem tirando tudo de cima para baixo,porque ja vem agua limpa,do trecho que limpou ja renasce vida,só de tirar o esgoto,ja da oxigenio na agua,passo a passo,afluente por afluente,até chegar no principal,que é o tiete;Tire os esgotos e vcs verão que o proprio rio os ajudara,a vida renova numa velocidade espantosa,é ir irando os esgotos de cima para baixo,e logico o lixo,e fazer uma educação nas escolas sobro o lixo,e fszer mais reciclagem,e tirar todos que morão proximo aos rios,deixar o rio respirar,beto_plan@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Excelente caro Beto,

    Vc não quer escrever e nos enviar um artigo sobre o assunto? Teremos prazer em publicar.
    Pode enviar uma foto sua e o link de algum site ou Blog que participe.
    Grato,

    Prof. Jarmuth Andrade

    prof.jarmuth@sosriosdobrasil.org

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br