Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de maio de 2009

ABRAÇO GUARAPIRANGA 2009 SERÁ DIA 07 DE JUNHO

Apenas metade da população que vive na bacia da Guarapiranga conta com algum sistema de coleta de esgotos

Abraço Guarapiranga 2009 vai acontecer no dia 7 de junho

25/05/2009 Socioambiental

Em sua quarta edição, o Abraço Guarapiranga vai reunir a população em torno da represa para aumentar a pressão por investimentos em ações de recuperação e preservação do manancial e analisar o que o poder público vem fazendo. Diversas atividades estão previstas além do abraço simbólico. Confira e participe!

O Abraço Guarapiranga 2009 vai acontecer no dia 7 de junho, encerrando a Semana do Meio Ambiente. É uma oportunidade para exercer nossa cidadania em benefício do manancial que abastece quase quatro milhões de pessoas em São Paulo. Da mesma forma que em anos anteriores, o Abraço Guarapiranga 2009 é aberto a todos e pretende reunir os moradores da região e consumidores de água como forma de expressar o carinho com a centenária represa, protestar pela situação de degradação em que se encontra e pressionar por mudanças que garantam a preservação das fontes de água.

O evento está sendo organizados por 27 entidades e conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e das subprefeituras de M'Boi Mirim, Capela do Socorro e Parelheiros. Confira.

A Represa de Guarapiranga abastece 3,8 milhões de pessoas na Grande São Paulo. Apesar da importância para o abastecimento público, sua situação é preocupante pois é o mais ameaçado entre os mananciais que fornecem água para a maior metrópole do País. Sua bacia hidrográfica está ocupada de forma desordenada e apresenta em muitas áreas alta densidade populacional.

A população que vive ao redor da represa é estimada em 800 mil pessoas, e apenas metade dela conta com algum sistema de coleta de esgotos. Além disso, a maioria do esgoto coletado continua sendo despejado na represa, fazendo com que a qualidade das águas dos rios e a da própria represa piorem ano a ano. A Guarapiranga sofre ainda com o assoreamento de suas margens, diminuição do espelho d'água, desmatamento e uso intensivo do solo, ademais dos impactos gerados pela construção do Trecho Sul do Rodoanel.
Apenas metade da população que vive na bacia da Guarapiranga conta com algum sistema de coleta de esgotos

A reversão do quadro de degradação da represa, portanto, não é uma tarefa de fácil ou rápida solução. Para tanto, é necessário o envolvimento permanente de diferentes segmentos do governo e da sociedade em ações integradas e efetivas, que valorizem e protejam a produção de água para abastecimento público. Neste processo, cada setor da sociedade tem sua respectiva parcela de responsabilidade. O papel do cidadão, consumidor de água, passa por usar o recurso de forma racional e pressionar o poder público para que assuma responsabilidades e invista em ações de recuperação e proteção do manancial. Exerça sua cidadania e participe.

Este ano, o abraço acontecerá em três pontos diferentes, como no ano passado. Veja abaixo:

:: Parque Ecológico da Guarapiranga

Estrada do Riviera, 3 286

10h – Concentração - Jardim Ângela

11h - Missa na Igreja dos Santos Mártires, Rua Luís Baldinato, 9

12h – Abraço às margens da represa no Parque Ecológico

:: Solo Sagrado

Estrada do Jaceguai, 6 567 - Parelheiros

10h – Concentração

Plantio de árvores

Feira de boas práticas

Dança

12h – Abraço simbólico às margens da represa

:: Barragem

Av. Robert Kennedy, altura do nº 1 170, em frente ao 102º DP

10h – Início das atividades

12h – Abraço

Diversas atividades culturais e recreativas

Como chegar e demais informações de cada um dos pontos do abraço estão disponíveis em www. mananciais.org.br/abraco2009

. Domingo, dia 7de junho

O abraço acontece às 12hs. Participe!
ISA, Instituto Socioambiental.

VEJA O SOS RIOS DO BRASIL NO ABRAÇO GUARAPIRANGA 2008



27 de Maio de 2008

ABRAÇO GUARAPIRANGA 2008



INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br