Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de maio de 2009

AMDA (MG) NA DEFESA DA ÁREA CÁRSTICA LAGOA SANTA

Gruta de Poções

Ações Área cárstica Lagoa Santa

Área Cárstica de Lagoa Santa: biodiversidade e história para serem preservadas

A área cárstica de Lagoa Santa é uma região situada a 30 quilômetros de Belo Horizonte. Sua principal característica é a presença de dolinas, nascentes d’água, e formações rochosas calcárias milenares, que compõem um cenário de grutas. A vegetação da região é composta por Cerrado, Mata Atlântica (Floresta Estacional Semidecidual) e Mata Seca (Floresta Estacional Decidual), que se desenvolve sobre os afloramentos calcários.

Gruta de Cerca Grande

Do interior das dezenas de grutas da região, é possível perceber o que é essa formação. Na mesma paisagem, observam-se formações rochosas, sumidouros d'água e vegetação.

Com toda essa riqueza, é também marca da região a importância que possui para a biodiversidade, com presença de espécies ameaçadas de extinção, como o papagaio verdadeiro, e para a história da humanidade e antropologia. Nas cavernas da área cárstica estão registros paleontológicos e arqueológicos com indícios da ocupação humana nas Américas. Pinturas rupestres e outros vestígios não raramente são vistos no carste.


Gruta do Ballet - RPPN da Lafarge
Por causa disso, a área cárstica está inserida em algumas unidades de conservação de diferentes classificações. Há na região a Área de Proteção Especial – APE Confins; Área de Preservação Ambiental – APA Carste de Lagoa Santa, gerida pelo Ibama; e o Parque Estadual do Vale do Sumidouro, de responsabilidade do Instituto Estadual de Florestas.
Infelizmente, a despeito do tesouro ainda guardado na área, a Região Metropolitana de Belo Horizonte – RMBH avança desordenadamente em direção ao carste de Lagoa Santa. Além das irregularidades ambientais já existentes por lá, dezenas de empreendimentos, como condomínios e minerações podem vir na esteira de grandes obras patrocinadas pelo poder público. Com eles, aparece a ocupação antrópica.
A Linha Verde, entregue pelo Governo de Minas em 2007, que liga Belo Horizonte ao Aeroporto Internacional de Confins, na área cárstica, é exemplo desses empreendimentos patrocinados pelo poder público. O desejo de expansão do próprio terminal aeroportuário, transformando-o em Cidade Aeroporto é outro desejo do governo mineiro.

Além dessas obras, há ainda o Anel Viário de Contorno Norte da RMBH, conhecido como Rodoanel, já com licença prévia – LP e de instalação - LI do Conselho Estadual de Política Ambiental – Copam; o Centro Administrativo do Estado de Minas Gerais, que também tem LP e LI do Copam; um Pólo de Microeletrônica que pode ser instalado em Lagoa Santa.

Por causa do risco de destruição de todo o patrimônio da região, a Amda exige do poder público a proteção da área cárstica, através de medidas que impeçam a ocupação desordenada. Nessa luta pela preservação, a entidade sugeriu uma série de condicionantes ambientais para os processos de licenciamento citados que foram aceitas pelo Copam. Dentre elas, está a elaboração e implantação do Sistema de Áreas Protegidas - SAP, que deverá englobar unidades de conservação de proteção integral, como o Parque do Sumidouro, e áreas particulares, como reservas legais - RLs e áreas de preservação permanente - APPs.

Luta pela preservação
A Amda atua, em parceria com outras entidades ambientalistas e de moradores, na preservação do patrimônio natural da área cárstica de Lagoa Santa. A entidade não é contrária a instalação dos empreendimentos anunciados pelo Estado de Minas Gerais, bem como grande parte dos outros, privados, mas defende que ela seja feita com critérios que permitam a manutenção dos tesouros existentes na região.A ONG cobra medidas dos órgãos públicos de meio ambiente do estado para que a ocupação da região e de seu entorno seja estudada, de forma que possibilite a manutenção das riquezas da biodiversidade, antropologia, arqueologia e espeleologia do local.

CONHEÇA A AMDA
Fundada em 1978, a AMDA, Associação Mineira de Defesa do Ambiente, é uma entidade civil, sem fins lucrativos, apartidária e reconhecida de utilidade pública municipal e estadual.
Considerada como uma das organizações mais atuantes em Minas Gerais e no País, a AMDA luta pela conciliação entre a preservação do meio ambiente e as atividades econômicas necessárias ao bem estar humano. SAIBA MAIS

Notícias
Por causa do interesse da Amda, o Portal da entidade veicula muitas notícias sobre suas ações para proteger a região, e sobre acontecimentos locais.

Abaixo, estão links para as notícias. Clique e se informe!

14/01/2008 - Parque na Grande BH depende de apoio dinamarquês
22/01/2008 - Amda protesta contra não cumprimento de compromissos do Estado para área cárstica de Lagoa Santa
18/02/2008 - Amda e Manuelzão alertam Embaixada da Dinamarca sobre risco de destruição da região cárstica de Lagoa Santa
02/04/2008 - Ambientalistas denunciam atraso na aplicação de medidas de proteção da área carste de Lagoa Santa
03/04/2008 - Conselho da APA Carste Lagoa Santa discute nova proposta de alteração de Área de Proteção Especial Confins
04/04/2008 - Amda solicita audiência pública para discutir descumprimento de condicionantes ambientais do Governo de Minas na área cárstica de Lagoa Santa
08/04/2008 - Conselho da APA Carte Lagoa Santa não vota proposta de alteração em área de proteção especial
09/04/2008 - Deputados aprovam requerimento de audiência pública para debater impactos ambientais no Vetor Norte da RMBH
10/04/2008 - Amda cobra suspensão temporária de concessão de licenças ambientais na área cárstica de Lagoa Santa
16/04/2008 - Bate-Papo no Sisema discute Zoneamento Ecológico-Econômico e problemas em sua implantação
20/05/2008 - Proteção ambiental para Vetor Norte da RMBH será debatida em audiência públicaLeia aqui notícias de 2007 sobre a região cárstica de Lagoa Santa, e aqui, as de 2006.

Créditos das imagensCerca Grande - Álisson CoutinhoPoções e Ballet - José de Castro Procópio

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br