Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de maio de 2009

IBAMA FECHA EM PERNAMBUCO LAVANDERIAS QUE POLUIAM CÓRREGOS E RIOS DA REGIÃO

jeans
Foto do Super Simples Blog.

Operação do Ibama fecha lavanderias de jeans no agreste de PE

EcoDebate, 23/05/2009

O Ibama concluiu na tarde de ontem (21/05) a primeira fase da “Operação Blue Jeans”, no município de Riacho das Almas, a 140 km de Recife. Treze lavanderias foram fechadas e uma pessoa foi presa por desrespeito à legislação ambiental. As multas chegaram a R$ 530 mil reais. Os autuados deverão responder a processo criminal e estão sujeitos a penas de até cinco anos de detenção.

A operação, realizada em conjunto com o Ministério Público Estadual, órgãos ambientais e a Polícia Militar de Pernambuco, teve por objetivo fiscalizar as empresas que fazem tingimento e lavagem de tecidos do tipo “jeans”. Além de não terem licenciamento ambiental, essas lavanderias utilizam diversos produtos químicos, entre eles alguns produtos controlados como amônia. Ao final das lavagens, esses resíduos eram descartados, sem nenhum tipo de tratamento, em córregos e rios da região. Em alguns casos, a água contaminada era despejada diretamente na rua.

Segundo o chefe da fiscalização do Ibama/PE, Leslie Tavares, as lavanderias são reincidentes nesse tipo de crime ambiental. Em 2007, assinaram um Termo de Ajuste de Conduta – TAC com o Ministério Público Estadual para regularizar a situação, mas o compromisso nunca foi cumprido. Tavares explicou que as lavanderias também utilizavam lenha proveniente da caatinga e de Mata Atlântica em suas caldeiras, sem qualquer tipo de autorização ou licença. Nos pátios das empresas, foram apreendidos 64 m3 de lenha, madeira suficiente para lotar três caminhões.

A “Operação Blue Jeans” vai continuar pelos próximos dias em Riacho das Almas, onde se acredita que existam pelo menos mais 12 empresas agindo irregularmente, e também em outras cidades da região, conhecidas como “Polo de Confecções do Agreste”.

Por Airton De Grande, Ascom Ibama/PE

O EcoDebate - Cidadania & Meio Ambiente é um projeto sem fins lucrativos, desenvolvido para a socialização da informação sócio-ambiental.


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

  1. DENÚNCIA
    HOJE, 30.10.2009

    O JÁ FALECIDO RIO JORDÃO QUE CRUZA BOA VIAGEM QUE SE ENCONTRA COM O CANAL DA RUA FERNANDO SIMÕES BARBOSA EST´´A LILÁS. ALGUÉM COLOCOU ALGO PARA AGRAVAR O JÁ DEGRADADO RIO. OS MORADORES FAVELADOS QUE MORAM AS MARGENS COLOCAM TODA A SORTE DE DETRITOS. HÁ UNS SEIS MESES TINHA ATÉ CABEÇAS DE GADO ANDANDO PELO RIO. ACHO QUE SE DEVE INDENIZAR OS INVASORES, POIS TALVEZ MELHORE A SITUAÇÃO.
    ALGUÉM TEM QUE TOMAR UMA PROVIDENCIA.
    MORADORA INCORFORMADA COM A FALTA DE EDUCAÇÃO DOS MORADORES DO BAIRRO.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br