Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de maio de 2009

MANAUS (AM) INTENSIFICA COMBATE ÀS DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ÁGUA CONTAMINADA NAS PALAFITAS


Rios poluídos são ameaça para moradores de palafitas em Manaus/AM
26 / 05 / 2009 - Globo Amazônia

Autoridades de saúde e de saneamento do Amazonas estão intensificando as ações de combate às doenças transmitidas por água contaminada em Manaus.

Rios urbanos da capital amazonense parecem lixeiras. Sem moradia, quem vem do interior tenta reproduzir na cidade a vida ribeirinha: 22 mil palafitas formam favelas sobre os igarapés, pequenos cursos d’água que cortam Manaus. Não há esgoto.

Com a cheia, a sujeira invade as casas. "Isso não somos nós que colocamos. Vem lá de cima. Quando dá uma chuva, o vento traz tudo", conta a dona de casa Olinda Figueiredo.

Do mesmo rio sai a água para lavar louças, roupas e até tomar banho. "Entra sujeira no cano, entra rato, barata, tudo quanto é inseto vem na água”, diz uma moradora.

As crianças brincam na sujeira. “Fui dar um mortal e caí de boca aberta na água", conta um menino.

O contato com a água poluída causa doenças como hepatite e difteria. O perigo será ainda maior a partir junho, quando o rio começar a descer. Com a água empoçada, a sujeira se acumula embaixo das casas. Medidas preventivas estão sendo adotadas para tentar evitar um surto de doenças durante a vazante.

De casa em casa, agentes de saúde distribuem um produto para limpar a água de beber. Além disso, mais de cinco mil pessoas já foram vacinadas. A preocupação agora é com a leptospirose, transmitida por ratos e contra a qual não existe vacinação. Por isso, a estratégia é remover a sujeira. Em uma semana, mais de 260 toneladas de lixo foram retiradas dos igarapés de Manaus. (Fonte: Globo Amazônia - Fotos: Portal 2 - Manaus)


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br