Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de maio de 2009

MUTIRÃO DE LIMPEZA NO RIBEIRÃO OURINHOS EM JACAREZINHO (PR)


Prefeitura de Jacarezinho e Sanepar promovem mutirão de limpeza

A Prefeitura de Jacarezinho e a Sanepar, em parceria com outros órgãos de governo e sociedade civil, promoveram um mutirão de limpeza no Ribeirão Ourinhos, na extensão do rio que passa no perímetro urbano. O mutirão começou na Vila São Pedro, próximo ao Centro de Saúde João Tavares de Arruda, onde começa o despejo de lixo no ribeirão. O material recolhido vai ser processado pela Associação dos Catadores de Material Reciclável de Jacarezinho.

Esta ação faz parte do Programa Se Ligue na Rede que tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade da água dos rios nas 16 bacias hidrográficas do Paraná. Em Jacarezinho, o programa foi lançado em março, nas microbacias do Ourinhos e do Ribeirão Jacarezinho. O programa prevê vistorias nas ligações de rede de esgoto na cidade, que tem 95% da população atendida com rede coletora de esgoto.

Na abertura do mutirão, a prefeita Tina Toneti disse que desde a criação da Associação dos Catadores, há sete meses, já foram retiradas do meio ambiente mais de 200 toneladas de lixo reciclável. A prefeita disse que a preservação ambiental é uma das metas da administração municipal. "Vamos apoiar toda e qualquer iniciativa nesse sentido e a participação da sociedade é fundamental nesse processo", reforçou.

O gerente da Regional da Sanepar de Santo Antônio da Platina, Gladiston Cotelo, também ressalta a importância de uma ação integrada entre os órgãos do governo com a sociedade para o trabalho de recuperação e preservação dos mananciais. "O êxito do programa depende da gestão integrada das questões ambientais. Estamos todos empenhados para isso", disse.

No lançamento do programa, a diretora de Meio Ambiente da Sanepar Maria Arlete Rosa afirmou que Jacarezinho vai se tornar modelo para toda a região no trabalho de vistorias das ligações de esgoto e de monitoramento dos rios, uma vez que a Prefeitura está bastante envolvida no processo.

Participaram do mutirão o Departamento Municipal de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, alunos do projeto de meio ambiente do Colégio Rui Barbosa, Polícia Ambiental Força Verde, Câmara Municipal e equipe da Coleta Seletiva.


Equipe que participou do mutirão de limpeza no Ribeirão
Ourinhos, em Jacarezinho


Ribeirão Ourinhos está numa das microbacias prioritárias
do programa Se Ligue na Rede


Material recolhido no ribeirão vai ser processado pela
Associação dos Catadores de Jacarezinho

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

2 comentários:

  1. olá meu nome é marcos eu gostaria de fazer uma denuncia não é sobre rios mas sobre animais silvestre preso em cativeiro no trevo de salto grande a Ribeirão do Sul SP em uma chacara eu vi capivara veado macacos tartarugas tudo preso em maus trato javali ou porco do mato não sei ao certo todos muito magros com fome.

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcos,

    Muito bom vc estar atento e denunciar esses maus tratos aos animais em Ribeirão do Sul.
    Veja no Blog, na coluna da esquerda em DENÚNCIAS AMBIENTAIS - no item: DENUNCIAS AMBIENTAIS EM SP

    Parabéns pela participação!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br