Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de junho de 2009

CAMPANHA MMA: "SACO É UM SACO" - SOS RIOS APOIA E DIVULGA!


Rio de Janeiro poderá ter lei de substituição de sacolas plásticas

Fernanda Dalla Costa — 17/06/2009

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) deve votar, no dia 24 de junho, o projeto de lei que obriga a substituição, nos estabelecimentos comerciais cariocas, de sacolas plásticas descartáveis por reutilizáveis, informou a assessoria de imprensa da Assembleia.

"O objetivo é acabar com o uso de produtos elaborados a partir de resina sintética oriunda do petróleo, como é o caso, por exemplo, do Polietileno de Baixa Densidade – PEBD, utilizado na fabricação das sacolas plásticas, que, além de não serem biodegradáveis, obstruem a passagem da água, acumulando detritos e impedindo a decomposição de outros materiais", explicou o presidente da Assembleia carioca, deputado Jorge Picciani (PMDB).

De acordo com o projeto, os estabelecimentos comerciais terão de seis meses a três anos para efetuar a substituição. Os comerciantes que não cumprirem a lei serão obrigados a 'comprar' dos clientes as sacolas de plástico já usadas, dando a estes um vale-compra por cada sacola usada.

Os vales-compra poderão ser acumulados e permutados por produtos. Segundo o projeto, um quilo de arroz ou feijão poderão ser trocados por 50 sacolas entregues pelo cliente. O dono do estabelecimento também poderá pagar R$ 0,03 por sacola, qualquer que seja a procedência.

"Tenho orgulho de dizer que a Alerj tem tido papel fundamental nesse processo [na substituição de sacolas plásticas por sacolas reutilizáveis], seja no aperfeiçoamento das leis, seja no acompanhamento da sua implantação, como estamos fazendo em relação ao zoneamento ecológico-econômico", lembrou Picciani.

Campanha paranaense vai distribuir 12 mil sacolas de algodão

Dayane — Publicado em 18/02/2008

A Associação Comercial do Paraná (ACP) e outras entidades do comércio paranaense pretendem retirar de circulação 600 mil sacolas de plástico numa campanha batizada de Pedágio Verde, informou a assessoria de imprensa da ACP.

Até o dia 15 de março, os paranaenses poderão trocar 50 sacolas de plástico por uma de algodão, informou a nota. Estima-se que no Paraná, cerca de 80 milhões de sacolas sejam distribuídas pelos supermercados.

A campanha pretende distribuir 12 mil sacolas de algodão. Vários hipermercados e 25 padarias de Curitiba já aderiram à campanha. O comércio paranaense já vinha fazendo troca das sacolas e agora pretende intensificar a campanha.

“Pretendemos que os comerciantes estimulem essas alternativas, inclusive aconselhando os consumidores a trazer sacolas de casa e concedendo descontos [para quem trouxer sacola de casa]”, afirmou a coordenadora do Conselho da Mulher Executiva da ACP, Isabel Kluger Mendes.

O Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná (Sipcep) vai disponibilizar duas mil sacolas de algodão nas padarias.

Segundo o presidente do sindicato, Joaquim Cancela Gonçalves, o desafio é mudar o comportamento dos consumidores.

“Noventa por cento dos clientes de panificadoras que usam as sacolas plásticas não precisariam fazê-lo”, afirmou Gonçalves que vê os panificadores como agentes fundamentais para esta mudança, mas que precisam ser conscientizados também.

Várias redes de supermercados também já ofereciam as sacolas retornáveis e agora pretendem fortalecer a iniciativa.

“Já aderimos às sacolas retornáveis e essa campanha vem para fortalecer ainda mais a conscientização da sociedade,” disse Everton Muffato, presidente da Associação Paranaense de Supermercados (Apras) que cobrou mais ações do poder público. “Necessitamos de ações mais intensas para que o uso dessas sacolas apresentem efeito benéfico ao meio ambiente. É preciso uma ação mais específica do serviço público com as coletas seletivas”.

Algumas redes locais oferecem em suas lojas dois tipos de sacolas, as retornáveis e as oxi-biodegradáveis. Mais de 40% das sacolas plásticas distribuídas pelos supermercados no Estado são oxi-biodegradáveis. Fonte: Revista Sustentabilidade

*

PARTICIPE DA ENQUETE SOS RIOS SOBRE O USO DE SACOLAS RETORNÁVEIS - (coluna da direita)

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br