Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de junho de 2009

CIENTISTAS/PESQUISADORES SÃO PRESOS PELA PF EM CORUMBÁ (MS)

Lagoas no Pantanal (MS)

PF prende pesquisadores por coleta em lagoa do Pantanal

Jornal da Ciência/FSP - 19/06/2009

Grupo é formado por dois brasileiros, da Unesp, e três norte-americanos, da Universidade do Arizona; advogado diz que eles estudam geologia e mudanças climáticas

Cinco pesquisadores, sendo dois brasileiros e três americanos, foram presos em flagrante anteontem pela Polícia Federal em Corumbá (MS) sob a suspeita de realizarem extração de sedimentos minerais em lagoas no Pantanal sem autorização.

Segundo o delegado da PF Adriano Medeiros do Amaral, o grupo estava na baía Vermelha, uma área de preservação no Pantanal, sem comprovante de intercâmbio ou convênio com entidade de pesquisa do Brasil.

Foram presos os brasileiros Fabrício Aníbal Corradini e Aguinaldo Silva, e os norte-americanos Mark Andrew Tress, Kellu Michael Wendt e Michael Matthew McGlue.

Os brasileiros são doutorandos na Unesp em Rio Claro (SP). Os americanos são da Universidade do Arizona.

A Unesp afirmou que os pesquisadores brasileiros possuíam autorização do Ibama para realizar uma pesquisa na área de geologia. O delegado da PF disse que desde 2007 o grupo enviava o material para análise nos EUA sem fiscalização.

"Eles não estavam pegando minério. Eram sedimentos, para estudar a geologia e as mudanças climáticas na região", disse Arthur Koga, advogado dos suspeitos.

Segundo informações da Plataforma Lattes, do CNPq, Fabricio Anibal Corradini é bolsista de doutorado do CNPq, no programa de Geociências e Meio Ambiente. O título de sua tese é “Evolução Geomorfológica do Megaleque Fluvial do rio São Lourenço, Pantanal Mato-Grossense”. Já Aguinaldo Silva realiza seu doutorado com a tese “Geomorfologia do Leque Fluvial do Paraguai - Corixo Grande, Borda Norte do Pantanal Mato-Grossense”.

Os dois alunos realizam seus doutorados na Universidade Estadual Paulista (Unesp), sob a orientação de Mario Luis Assine, pesquisador do Departamento de Geologia Aplicada, do Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro, Unesp. Ele é bolsista de produtividade do CNPq.
(Com informações da Folha de SP, 19/6)/JORNAL DA CIÊNCIA

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br