Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de junho de 2009

CONSÓRCIO CANDONGA PROMOVE A PRESERVAÇÃO DA FAUNA DO RIO DOCE (MG)

No dia do Pescador, o Consórcio Candonga realiza capacitação ambiental com os pescadores do entorno do lago da UHE Risoleta Neves


Ref.: Rio Doce - conheça
Os pescadores e a preservação da fauna do Rio Doce
Qui, 25/Jun/2009

O dia 29 de junho é dedicado àqueles que veem na pesca uma forma de subsistência, fonte de renda familiar ou uma atividade esportiva. Mas para garantir a disponibilidade e sobrevivência dos peixes para os pescadores e ribeirinhos, a preservação da fauna aquática e dos processos ecológicos dos rios é fundamental. O Consórcio Candonga aproveita a data para destacar a importância de preservar o Rio Doce, onde se encontra a UHE Risoleta Neves, e promove Educação Ambiental com os pescadores do entorno do lago.

Durante o ano, os pescadores são orientados sobre os procedimentos corretos e permitidos para pesca. A campanha do Consórcio conta com uma comissão que percorre o lago. Os profissionais conversam com todos os pescadores, visando informá-los sobre a conservação das margens e do lago. Nesta campanha são distribuídos materiais informativos sobre o assunto.

A transposição dos peixes endêmicos, ou seja, naturais do rio Doce, é feita por meio do Sistema de Transposição de Peixes – STP, operado na época da piracema (outubro a fevereiro), quando os peixes sobem o rio para a procriação. Seu objetivo é transpor os peixes e garantir a diversidade no rio. Nessa época do ano, alguns exemplares são capturados e marcados, com o objetivo de determinar sua rota migratória. Para os pescadores que devolvem ao Consórcio Candonga as marcas dos peixes coletados, são destinados brindes especiais. “Queremos conscientizar estas pessoas, que utilizam o lago para pescaria, da importância de manter suas margens limpas, recolhendo o lixo produzido e sempre entrando em contato com o Consórcio quando pescam peixes marcados para continuidade dos estudos sobre a ictiofauna, lembrando que estes peixes com as marcas podem ser consumidos normalmente”, afirma João Bosco Mesquita, Analista Socioambiental do Consórcio Candonga.

Ações para proteção do rio Doce

Ações de preservação das águas do rio Doce e seu entorno também são desenvolvidas durante todo o ano. Um exemplo é o Monitoramento da Ictiofauna, uma importante ferramenta para a compreensão dos impactos causados pelos represamentos sobre as populações de peixes. Com a coleta sistemática de dados, esse monitoramento possibilita a avaliação da evolução das alterações produzidas nos ambientes.

A disposição e destinação correta do lixo também é fator crucial para os rios e para os peixes. Nesse sentido, a implantação da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) de Rio Doce e do distrito de São Sebastião do Soberbo, em Santa Cruz do Escalvado, construídas pelo Consórcio Candonga, foram grandes contribuições para a saúde do rio e sua ictiofauna. Já o Monitoramento Limnológico monitora a qualidade da água do rio e de seus afluentes.

Outra ação importante é a recuperação da mata ciliar no entorno do lago, que protege o solo contra possíveis erosões e aumenta a sua fertilidade, possibilitando o aumento da matéria orgânica no local. Também fornece abrigo e alimentos a pássaros e peixes que dependem da mata ciliar para sua sobrevivência.

Essas ações conjugadas e regulares contribuem para qualidade da água do rio Doce e, consequentemente, para a disponibilidade de peixes para a população de pescadores, parceiros importantes do Consórcio Candonga. No entanto, o compromisso com a preservação dos rios é dever de todos, já que a qualidade de vida das pessoas está estritamente relacionada à preservação de nossos rios.

Fonte: Converso Comunicação/Portal do Meio Ambiente
Saiba Mais - CBH Rio Doce

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br