Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

23 de junho de 2009

POLÍCIA CATARINENSE APREENDE ÔNIBUS/SERRARIA QUE CORTAVA E BENEFICIAVA MADEIRA NAS FAZENDAS

O motor do ônibus era usado no corte da madeira - Foto: Divulgação


Germano Woehl Jr
DIÁRIO CATARINENSE 19/06/2009

Polícia apreende serraria adaptada em ônibus no Planalto Norte de SC
Madeira era cortada e beneficiada nas próprias áreas de desmatamento


A Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar (PM) e Ambiental, apreendeu no fim da tarde desta sexta-feira um ônibus adaptado para ser usado como serraria, em uma propriedade rural de Itaiópolis, no Planalto Norte.

De acordo com o investigador Carlos Augusto Machado, a equipe investigava a existência do veículo há cinco meses e passou dois dias visitando propriedades rurais da região até encontrá-lo.
O ônibus, que utiliza o motor no corte da madeira, estava sendo usado por homens, que fugiram para o mato. A lataria foi removida da lateral esquerda, mas mantida na direita, possibilitando o tráfego pelas estradas.

— Sabíamos que tinham sofisticado o sistema de contrabando na região. Antes, eles cortavam as árvores e transportavam os troncos pela estrada, correndo o risco de terem o material apreendido. Com essa serraria móvel, começaram a cortar e beneficiar a madeira no próprio local — conta Machado.

O suspeito de ser dono do ônibus é Fernando Dunau, morador da cidade vizinha de Papanduva, que também teria fugido pela mata e ainda não foi detido. Os proprietários dos locais onde foi constatada extração ilegal de madeira foram notificados.

Segundo Sargento Veiga, da Polícia Ambiental, o ônibus estava com documentação irregular. O motorista parava nas fazendas da região, serrava árvores como o Pinheiro da Araucária, espécie em extinção, e Imbuía, ambas da Mata Atlântica, e vendia por R$ 110 reais o metro cubíco. O corte de mata nativa é crime ambiental e prevê aplicação de multas e instauração de processo penal.

A Polícia Ambiental informou que o veículo epassou pelas localidades de São Pedro, Xavier da Silva, São João e Palmital. Ainda não há um levantamento sobre o volume de árvores retiradas ilegalmente da Mata Atlântica.

Itaiópolis é 2º lugar em desmatamento no Brasil

De acordo com o levantamento da Ong SOS Mata Atlântica, Itaiópolis está na segunda colocação do ranking das cidades que mais desmatam a floresta, com 1.806 hectares destruídos nos últimos três anos. O município está atrás de Jequitinhonha (MG), que desmatou 2.459 hectares de 2005 a 2008. Fonte: Germano Woehl Jr - Ong Rã Bugio - SC


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br