Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

27 de junho de 2009

PROGRAMA DE EMERGÊNCIA FAZ SIMULAÇÃO DE ACIDENTE AMBIENTAL NO RIO DE JANEIRO

O navio astro Ubarana, mantido pela Petrobras, recolhe até mil litros de óleo por hora e faz o patrulhamento ambiental da Baía de Guanabara (Foto: Petrobrás)

Rio faz exercício simulado de acidente ambiental na Baía de Guanabara

Em um exercício simulado de combate a desastres ambientais na Baía de Guanabara, 15 embarcações saíram nesta sexta-feira (26) do Píer Mauá, na zona portuária do Rio de Janeiro, e espalharam 600 metros de barreiras absorventes para simular as manchas de óleo.

O objetivo é capacitar funcionários das empresas que fazem parte do Programa de Emergência – entre elas, a Petrobras e a Ypiranga – a agirem quando ocorrer derramamento de óleo. Dez barcos foram usados para a retirada do material.

Vinte e cinco empresas fazem parte do programa, que também faz a retirada das chamadas manchas órfãs, provenientes de vazamentos cuja oridem as autoridades desconhecem.

Segundo Paulo Schiavo, vice-presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), é importante realizar esse trabalho de simulação porque o tráfego intenso de embarcações aumenta as chances de vazamento na Baía de Guanabara.

“Há acidentes, como colisões entre embarcações ou ruptura da estrutura, que causam vazamento de óleo. Quando a gente aumenta a eficiência do controle, há uma tendência para a diminuição dessas manchas”, diz Schiavo. (Fonte: Agência Brasil)

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br