Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de junho de 2009

SOBREPESCA AMEAÇA DE EXTINÇÃO 32% DAS ESPÉCIES OCEÂNICAS DE TUBARÕES



Extinção ameaça um terço dos tubarões de alto mar

UICN - 25.06.2009

Um terço das espécies de tubarão de alto mar – como o grande tubarão-branco e o tubarão-martelo – está ameaçado de extinção. A sobre-pesca é a principal razão, segundo um estudo publicado hoje pela UICN (União Mundial para a Conservação).

Das 64 espécies oceânicas de tubarões e raias estudadas pela UICN, 32 por cento estão ameaçadas de extinção.

“Apesar de as ameaças serem cada vez maiores, os tubarões continuam praticamente sem protecção em alto-mar”, lamentou a co-autora do estudo Sonja Fordham, da Shark Alliance, num comunicado da UICN. Esta especialista pede, assim, um “plano de protecção internacional e coordenado”.

Os tubarões são capturados pela sua carne e barbatanas, especialmente na Ásia. Os autores do relatório denunciam, em especial, a prática conhecida como “finning”, que consiste em cortar as barbatanas aos tubarões e rejeitar ao mar o resto do corpo.

“O nosso relatório demonstra um grave problemas de sobre-pesca destas espécies, nas águas nacionais e internacionais, e uma clara necessidade de acção imediata a uma escala global”, acrescentou Fordham.

Além das medidas de protecção, o Grupo de Investigação sobre Tubarões, da UICN, exige um aumento dos investimentos na investigação para acompanhar melhor a evolução das populações de tubarões nos diferentes oceanos do planeta.

Todos os anos são capturados cem milhões de tubarões e várias espécies viram as populações diminuir durante a última década, segundo o Fundo Internacional para a Protecção dos Animais (IFAW). Fonte: ULTIMA HORA (PT)

Comentários


26.06.2009 - 23h38 - Cisco, Portugal
Pedro das Caldas, nao se trata de agradibilidade, trata-se de coerencia e o que os chineses fazem aos tubaroes e aos animais em geral, e' suficientemente chocante para nao ter qualquer simpatia por este povo e pela forma como exercem o poder humano sobre os outros seres vivos. Os chineses sao torturadores de animais. Ponto final paragrafo.

26.06.2009 - 12h22 - Pedro, Caldas da Rainha
Por muito agradável que nos seja por toda a culpa nos chineses, convém lembrar que eles não são os únicos a caçar/pescar diversas espécies de tubarão. Muitos tubarões são vitimas de by-catch por pescadores europeus e, em particular, Portugueses, e algumas espécies como a tintureita, ou tubarão-azul, são mesmo vendidas comercialmente em Portugal. Trata-se não só de uma ameaça acrescida a estas espécies sensíveis e de tremenda importancia para os ecossistemas marinhos, por estarem no topo da cadeia alimetnar, mas também uma ameaça para a saúde publica pois diversos estudos recentes mostram que estes animais, por estarem no topo da cadeia alimentar, acumulam o mercurio que contamina as redes troficas oceanicas, tendo quantidades deste metal pesado que podem ser perigosas para os consumidores. Pescar tubarões é um crime contra a estabilidade dos ecossistemas marinhos e pode ser tambem uma ameaça para a saúde publica, não só na China mas também na Europa.

26.06.2009 - 01h39 - António Sousa, Coimbra
As barbatanas dos tubarões representam 5%, esses 5% são retirados ao animal que depois é atirado ao mar sem barbatanas, morrendo numa agonia atroz. Gostava de ver tipos anónimos carniceiros que aqui comentam serem atirados ao mar sem pernas. Pago para ver.

25.06.2009 - 23h29 - Cisco, Portugal
Esta, e' uma das razoes que me levam a nao ter muita simpatia pelos chineses. Um dia, havera' uma geracao de humanos, que ira' amaldicoar os seus antepassados pela brutalidade com que estes hipotecaram a sobrevivencia da sua propria especie.

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br