Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

27 de junho de 2009

URUGUAI PODERÁ ABRIGAR O MAIOR MEGA-PROJETO CELULÓSICO DO MUNDO E TODOS SEUS PROBLEMAS AMBIENTAIS


monocultura de eucalipto

Uruguai: histórias eucalípticas e celulósicas da Ence, Arauco e Stora Enso

Ecodebate - 26/06/2009

As monoculturas de árvores continuam avançando sobre as pradarias uruguaias, e hoje ocupam cerca de um milhão de hectares de terras antes voltadas para a produção de alimentos.

Já fizemos referência várias vezes aos impactos destas monoculturas sobre o ambiente e as pessoas, e no boletim Nº139, incluímos testemunhos recentes de produtores rurais familiares do departamento de Paysandú (vide http://www.wrm.org.uy/boletin/139/Uruguay.html ).

Aos impactos sociais e ambientais de tais monoculturas acrescenta-se a progressiva apropriação de terras por parte de grandes empresas. Hoje em dia, 4 empresas estrangeiras são proprietárias de quase 600.000 hectares de terras- Stora Enso (Suécia/ Finlândia), Arauco (Chile), Weyerhaeuser (EUA) e Botnia (Finlândia)- constituindo-se assim nos maiores latifundiários do país.
*
Recentemente aconteceu um fato inédito, que mostra a maneira de agir destas empresas: a venda por parte da espanhola Ence da quase totalidade de seus ativos no Uruguai, como forma de enfrentar seus graves problemas financeiros na Espanha. Até então, a Ence era uma das maiores proprietárias de terras no país, com um total de 160.000 hectares e tinha um projeto de instalação de uma fábrica de celulose já aprovado pelo governo. Suas plantações tinham sido subsidiadas, tinha sido isenta de impostos e recebido uma zona franca para instalar sua fábrica; mas decidiu ir embora e partiu, enchendo os bolsos com todos os benefícios recebidos através da venda de suas terras e plantações.

Os ativos da Ence foram adquiridos por um consórcio integrado por duas empresas que até então eram proprietárias- em conjunto- de um total de 110.000 hectares: a sueco-finlandesa Stora Enso e a chilena Arauco. A partir dessa venda- decidida e negociada entre três empresas estrangeiras- surgiu, da noite para o dia, o maior latifúndio na história do país: 253.000 hectares nas mãos de um consórcio estrangeiro.

O objetivo declarado do consórcio Arauco/ Stora Enso é a instalação de uma gigantesca fábrica de celulose a ser alimentada com plantações de eucaliptos. Este seria o maior mega- projeto celulósico do mundo, já que implicaria a instalação de uma fábrica capaz de produzir 1,5 milhão de toneladas de celulose, sendo que a maior fábrica existente até agora tem uma produção de 1 milhão de toneladas. Com essas dimensões, qualquer acidente, erro humano ou defeito seria catastrófico e o nível de emissões, mesmo que fossem pequenas, implicaria uma acumulação de impactos também de grandes dimensões.

O histórico destas empresas não deixa agourar nada de bom. Ambas empresas são responsáveis de graves impactos sociais e ambientais nos países em que se instalaram e como exemplos geograficamente próximos a nosso país podemos citar os casos da Stora Enso no Brasil (Veracel) e da Arauco no Chile (CELCO) e na Argentina (Alto Paraná).

A instalação da Stora Enso no estado da Bahia, Brasil, implicou a expansão das monoculturas de eucalipto na região, resultando em uma série de graves impactos sociais e ambientais. Conforme os Pataxó que habitam na área, a empresa apropriou-se das terras com falsos títulos de propriedade, desmatou a vegetação nativa, envenenou e envenena fontes de água com os agrotóxicos aplicados causando a mortandade de animais e peixes.

Por sua vez, os camponeses afirmam que a empresa só tem promovido a concentração de terras, a monocultura e a expulsão do homem do campo.
Os impactos da empresa foram documentados minuciosamente em um relatório da organização local CEPEDES (2008), cujo título é por demais ilustrativo: : “Uma História de ilegalidade, descaso e Ganância! Violações Socioambientais promovidas pela Veracel Celulose, priopriedade da Stora Enso e Aracruz Celulose”. (vide relatório na íntegra em: http://www.wrm.org.uy/paises/Brasil/CEPEDES_2008.pdf)

Quanto à chilena Arauco, as atividades da empresa na província de Misiones- Argentina também significaram uma série de impactos sociais e ambientais, tanto por sua fábrica de celulose- a maior da província- quanto por suas plantações de pinheiros. Os testemunhos locais coincidem em denunciar fortes dores de cabeça, alergias e doenças respiratórias como algo muito comum no povo, localizado a poucos quilômetros da fábrica. Os moradores contam que há dias (e em especial noites) em que não podem nem respirar e o cheiro se torna insuportável. Também fazem referências aos baixos salários que a fábrica oferece e ao sistema repressivo que nela impera.

No Chile, a empresa também foi alvo de inúmeras denúncias por parte de comunidades locais, principalmente do povo mapuche que tem sido reprimido e tem visto seu território usurpado pela empresa. Além disso, a Arauco também foi responsável por uma gravíssima poluição na região de Valdivia que afetou o santuário do rio Cruces, sítio Ramsar e habitat dos cisnes-de-pescoço-preto. O rio Cruces era o local de nidificação mais importante da América do Sul para os cisnes-de-pescoço-preto e a maior fonte de receita por turismo para a população local. O que começou com denúncias da comunidade afetada pelo cheiro enjoativo alastrado pelo vento acabou com a morte maciça dos cisnes-de-pescoço-preto e os decorrentes impactos econômicos vinculados ao turismo na região.
*
Apesar dos impactos já constatados e documentados no Chile e no Brasil, é claro que estas empresas afirmarão que no Uruguai sua fábrica não provocarão poluição e que suas plantações não têm, não tiveram nem terão impactos. Quem quiser acreditar histórias… pode acreditar. Mas deve saber que só são histórias.
Colaboração de Norbert Suchanek, Rio de Janeiro, Correspondente e Jornalista de Ciência e Ecologia, colaborador e articulista do EcoDebate
[EcoDebate, 26/06/2009]

Sobre o mesmo tema leiam, também:

Um comentário:

  1. Uruguaio consciente28 junho, 2009 17:06

    Vejam esses comentários:
    Para depois das veias abertas...

    O escritor uruguaio Eduardo Galeano criticou o avanço da produção de soja transgênica e de celulose, ao considerá-las "salva-vidas de chumbo" para os países da América Latina, em uma coluna publicada nesta terça-feira no jornal Página/12 de Buenos Aires.

    "As empresas prometem o melhor. Empregos em abundância, investimentos milionários, controles rigorosos, ar puro, água limpa, terra intacta. E nos perguntamos: Porque não instalam estas maravilhas em Punta del Este?", ironizou Galeano se referindo ao famoso balneário uruguaio.

    O autor de "As Veias Abertas da América Latina" mencionou "Argentina, Brasil e outros países latino-americanos" como os principais afetados pela "febre da soja", pelos "preços tentadores e pelos enormes ganhos" e não poupou o presidente Lula de críticas.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br