Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

23 de julho de 2009

DESMATE PARA PRODUZIR CARVÃO AFETA A BACIA DO VELHO CHICO

Fornos de carvão vegetal provocam desmate - foto Greempeace

Carvão gera desmate na bacia do São Francisco

Cinco municípios com maior produção são de Minas Gerais; em toda a região, foram 349 mil toneladas extraídas de madeira durante sete anos

Felipe Werneck e Ivana Moreira
23/07/2009 - O Estado de SP

O desmatamento para a produção de carvão ainda afeta gravemente a região da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, aponta estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O carvão vegetal abastece principalmente a indústria siderúrgica de Belo Horizonte (MG).

O estudo foi encomendado pelo Ministério do Meio Ambiente, que pretende concluir até 2010 o zoneamento ecológico-econômico da bacia. A região - formada por 506 municípios de Minas, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Paraíba e Distrito Federal - representa 7,5% do território nacional e abrange 9,6% da população. São de Minas os cinco municípios de maior produção de carvão: Buritizeiro (34.686 toneladas em 2007), João Pinheiro (31.900), Pompéu (18.421), Felixlândia (17.826) e Corinto (16. 201).

Em toda a região, foram extraídas 349 mil toneladas no período, 13,8% da produção nacional. Os dados de extração vegetal são referentes a madeira nativa - não incluem os de silvicultura (florestas plantadas). Neste caso, a produção na bacia atingiu 1,725 milhão de tonelada em 2007 (45% do total no País). De novo, municípios mineiros são os maiores produtores: Lassance (336.868 toneladas), Buritizeiro (261.868), Curvelo (189.570), Três Marias (125.873) e João Pinheiro (125.441). O levantamento inclui extrações autorizadas.

Além de Minas, são destacadas Xique-Xique (BA) Chapada do Araripe, na divisa de Ceará, Piauí e Pernambuco. "O problema aqui é a lenha usada na produção de gesso. Estão acabando com a caatinga", diz o engenheiro florestal Iêdo Bezerra Sá, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) do semiárido, em Petrolina (PE), que colaborou com o IBGE.
*
O responsável pelo zoneamento da região, Luis Mauro Ferreira, da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do ministério, reconhece que o uso da lenha "é amplo". "O problema não ocorre só no norte de Minas, para consumo em siderúrgicas e olarias. No resto da bacia, é a única fonte de energia", diz. "Temos feito um trabalho de recuperação de áreas degradadas e de mudança da matriz energética. O mais difícil é fazer chegar a informação para a população local." O estudo aponta que só 7 dos 506 municípios têm alguma representação do Ibama.

Para o secretário da Agricultura de Minas, Gilman Vianna, é preciso adotar medidas para ampliar a área de floresta plantada.

COMENTÁRIOS

Só discurso

Qui, 23/07/09 09:35 , rogerioms@estadao.com.br

Analisando sob o prisma do direito, há a prevalência do direito individual de fazer coisas e, principalmente, de desenvolver atividades econômicas, em detrimento do direito de TODOS terem um meio ambiente equilibrado. A sociedade fala, mas faz quase nada em prol do ambiental. Lula e os PTRALHAS na presidência foram grandes decepções ambientais. Dilma não será diferente.

Carvão gera desmate na bacia do São Francisco...

Qui, 23/07/09 07:39 , tshimura@estadao.com.br

...para fornecer o carvão vegetal que abastece principalmente a indústria siderúrgica de Belo Horizonte (MG), do qual o Brasil se orgulha de exportar ferro gusa para importar aço e produtos acabados. "Temos feito um trabalho de recuperação de áreas degradadas e de mudança da matriz energética"; parece que não informaram à natureza que gradualmente morre como o velho Chico.

Comente também

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br