Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de julho de 2009

MP PEDE SUSPENSÃO DE OBRA DE HIDRELÉTRICA COM GRANDE POTENCIAL DEGRADADOR/POLUIDOR NO RIO PARAOPEBA, EM MG

www.terra.com.br/.../2030/artigo103957-1.htm
Ministério Público pede ao STF suspensão das obras de hidrelétrica em Minas Gerais

Marco Antonio Soalheiro
Repórter da Agência Brasil 20/07/2009

Brasília - O Ministério Público Estadual de Minas Gerais pediu hoje (20) ao Supremo Tribunal Federal (STF), por meio de uma ação cautelar, a suspensão das obras de construção da Usina Hidrelétrica de Retiro Baixo, no Rio Paraopeba, na região central do estado, próximo aos municípios de Curvelo, Felixlândia e Pompéu. O pedido do MP ao STF é para que as obras fiquem suspensas até que a Corte analise o mérito da questão.

A construção é um projeto do governo estadual e as três empresas responsáveis são a Arcadis Logos Engenharia S/A, Orteng Equipamentos e Sistemas Ltda. e Poente Engenharia S/C Ltda. No entender do MP mineiro, “o empreendimento possui enorme potencial degradador/poluidor e acarreta risco de grave lesão ao patrimônio ambiental brasileiro”.

O MP sustenta ainda que a própria fundação ambiental do estado, após a audiência pública realizada em 2005, emitiu pareceres técnico e jurídico pela inviabilidade do empreendimento, em razão de seus desastrosos impactos ambientais. Mesmo assim, ressaltou o MP, o Conselho de Política Ambiental de Minas Gerais concedeu licença prévia para o início das obras “em frontal desrespeito aos princípios de direito ambiental e ao ordenamento jurídico”.

Edição: Antonio Arrais/Agência Brasil


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br