Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

23 de julho de 2009

NÃO AOS PISCINÕES NA NOVE DE JULHO E VALE DO ANHANGABAU, EM SP


PISCINÕES NO VALE DO ANHANGABAU, EM SÃO PAULO

Prezados amigos do SOS Rios do Brasil,

Passo a vocês artigo extremamente oportuno e corajoso do amigo Júlio Cerqueira César Neto, um dos mais destacados engenheiros hidráulico/sanitaristas do país.

O artigo abre uma campanha pública par evitarmos a estupidez técnica de se construir dois caríssimos piscinões, um na Av. 9 de Julho e outro no Vale do Anhangabaú.

Esse projeto é uma arrematada loucura e coroa a estratégia de engodo da administração pública municipal e estadual por aqueles que, interessadamente, vendem os deletérios piscinões como a panacéia miraculosa para o combate das enchentes metropolitanas (aproveito para também anexar artigo meu a respeito do tema).

Estimulo todos os amigos a manifestar seu repúdio a essa irresponsabilidade social.

Abraços,
Geól. Álvaro Rodrigues dos Santos

Caro(a) Jarmuth Andrade

ENCHENTES DA 9 DE JULHO E ANHANGABAÚ

Hoje além de informá-lo venho solicitar o seu apoio.

Para resolver o problema das enchentes na Av. 9 de Julho e no Vale do Anhangabaú a Prefeitura lançou licitação em 15/07 para construção de 2 enormes piscinões, um na Praça 14 Bis para proteger a Av. 9 de Julho e outro na Praça da Bandeira para proteger o Vale do Anhangabaú.

Se trata de 2 obras faraônicas localizadas no mais importante corredor de tráfego da região metropolitana, corredor norte-sul, através do qual transitam diariamente mais do que 200 mil veículos. Na Praça da Bandeira uma estrutura de 20.000 m² e mais de 20 m de profundidade obrigará o remanejamento de 22 linhas de ônibus do importante Terminal que acaba de ser reformado.

Serão pelo menos 2 anos a transtornar a vida dos paulistanos já traumatizados com o trânsito caótico e a poluição da cidade.

A construção desses piscinões incluem obras de porte da engenharia civil, geotécnica e eletromecânica pois conterão uma série de bombas para o recalque permanente de suas águas. Além dos seus elevados custos de construção imporão à cidade a necessidade de sua permanente operação e manutenção, também com elevados custos de pessoal e consumo de energia. A Prefeitura nem está preparada para operações deste porte.

O pior de tudo isso é que essas obras não são necessárias. Existem alternativas, já estudadas e projetadas pela Prefeitura, para resolver os mesmos problemas através de reforços das galerias da 9 de Julho e construção de um túnel a partir da Praça da Bandeira com lançamento no rio Tamanduateí nas imediações do terminal do Parque Dom Pedro II. Essas alternativas todas executadas em túnel, não impondo praticamente nenhum desconforto ao normal funcionamento da cidade, tem seus custos de construção bem menores que os piscinões, nenhum custo de operação (funcionam por gravidade) e praticamente nenhum custo de manutenção.

Não há justificativa para impor no centro da nossa cidade um verdadeiro clima de guerra por mais de 2 anos e obriga-la a operar e manter enormes e complexas instalações para as quais ainda não está preparada.
Acredito mesmo que seria preferível para a cidade a manutenção do desconforto com as enchentes.

Para evitar que alguém argumente que esses piscinões são necessários para diminuir o impacto das vazões de cheia dessa bacia no rio Tamanduateí, desde já podemos afirmar que esse impacto é absolutamente desprezível (Tamanduateí 330 Km² - Anhangabaú 5,7 Km²).

Como cidadão responsável me sinto na obrigação de tentar impedir mais essa agressão, desnecessária, a nossa cidade. Para isso, inicialmente enviarei ao nosso prefeito o e-mail* anexo.
Caso você concorde comigo peço o seu apoio remetendo também ao Prefeito manifestação no mesmo sentido.

Aceite o meu abraço

Julio Cerqueira Cesar Neto
11 36669924 - 11 99137065


http://www.juliocerqueiracesarneto.com/

Caros amigos e colaboradores Geólogo Álvaro Rodrigues dos Santos e Eng. Júlio Cerqueira Cesar Neto,

Melhor do que simplesmente enviar aos amigos de nossa listagem estamos postando no Blog (que recebe uma considerável visitação de espcialistas e interessados em recursos hídricos) e vamos entrar para valer nessa empreitada contra essa obra que pretende construir esses caríssimos e desnecessários piscinões no centro de São Paulo.

Nosso espaço fica disponível para todo e qualquer material que queiram disponibilizar para manifestar suas sábias e experientes opiniões, pois conhecemos o passado de grandes trabalhos realizados pelos amigos, em defesa do meio ambiente da capital e de várias cidades paulistas, na área da geologia e da hidrologia. Os currículos e a vasta experiência desses profissionais os qualifica a tomar posição contra as obras desses piscinões que muito prejudicarão São Paulo.


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br