Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de julho de 2009

PROJETO ECOPEDAGOGIA (IHT - SC) CAPACITA EDUCADORES DO NORTE DE SANTA CATARINA

Rio Três Barras - Garuva (SC)

Instituto Harmonia na Terra capacita professores de toda a rede pública de Garuva-SC em ecopedagogia


Ter, 28/Jul/2009 - Notícias Rebia



O Projeto Ecopedagogia em Ação do Instituto Harmonia na Terra (IHT) realiza de 27 a 31 de julho um processo educativo de ecopedagogia para todos os 150 professores da rede pública escolar do município de Garuva, no Norte de Santa Catarina.


Serão três cursos de Ecopedagogia e duas oficinas temáticas, oferecidos gratuitamente para os profissionais da educação, com o patrocínio da empresa Marcegaglia do Brasil e apoio da Secretaria Municipal de Educação de Garuva. O IHT é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) catarinense, fundada em 2004 para institucionalizar o trabalho realizado desde 2001 pela bióloga e educadora Patricia Abuhab e pelo educador e ambientalista Guilherme Blauth. Os cursos já atenderam em torno de 5.400 professores de escolas públicas em quatro estados do país.

Cada turma terá em torno de 30 participantes de diferentes instituições de ensino, nos cursos com carga horária de 16 a 20 horas, que irão abordar os temas Cultura de consumo, Água, Alfabetização ecológica, Cooperação e processos de ensino, Mudanças climáticas e percepção de risco, Ecopedagogia e Carta da Terra.

Os cursos do Núcleo de Ecopedagogia unem teoria à prática e sensibilizam os participantes para implementar ações de educação ambiental na escola. Os professores são despertados para a necessidade de aprendizagem continuada e da atualização de conhecimentos. “Proporcionamos a vivência de inúmeras atividades práticas que podem ser aplicadas diretamente em sala de aula e adaptadas a diferentes faixas etárias”, explica a presidente do Instituto, Patricia Abuhab. Os participantes receberão certificado e apostila.

As escolas, secretarias municipais, prefeitura, biblioteca e outros locais também receberão o livro De olho na vida – reflexões para um consumo ético (2ª. Edição), uma publicação do Instituto Harmonia na Terra.

Além da realização dos cursos e da distribuição do livro, a equipe realizará o monitoramento das escolas participantes do processo educativo, a fim de envolver todos os setores e criar interconexões para o fortalecimento de ações cidadãs.

No fim do ano letivo serão realizados dois eventos para divulgar e valorizar as ações criadas pelas escolas a partir do projeto e aproximar o público atendido, o poder público, a sociedade civil e o financiador. Um dos eventos será promovido pela E.E. Tancredo Neves, em outubro, e outro pela Secretaria Municipal de Educação, em novembro.

Todo o processo educativo realizado pelo Instituto Harmonia na Terra foi precedido de pesquisa e diagnóstico junto às escolas, no mês de março, para conhecer a realidade de cada escola e também obter informações sobre os projetos que já são desenvolvidos e suas potencialidades.

Programação:
Curso para Escolas Estaduais de Garuva:
Participantes: professores das escolas de Educação Básica Tancredo de Almeida Neves e Carmem Seara Leite
Local: E.E.F. Tancredo de Almeida Neves (Rua João Francisco de Araújo, 149, Jardim Garuva, 47 3445-3014)
Carga horária: 20 horas
Datas: 27, 28 e 29 de julho
Horário: 8:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:30 (dias 27 e 28) e 8:00 às 12:00 (dia 29)

Curso para Escolas Municipais de Garuva: dois cursos simultâneos, para 60 professores, 30 em cada curso.
Local: Escola Municipal Vicente Vieira (Rua Antônio Ladislau de Araújo, 802, Giórgia Paula, tel. 47 3445-3475)
Participantes: professores das escolas municipais Vicente Vieira, Içá Mirim, Ernesto Alberto Hattenhauer, Guilherme Benkendorf, Maria Martins Budal e Duque de Caxias.
Carga horária: 16 horas
Datas: 30 e 31 de julho
Horário: 8:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:30

Educação Infantil: duas oficinas temáticas, "Biodanza para Educadores e "Agrofloresta para novas gerações", para 60 professores.
Local: Escola Municipal Vicente Vieira (Rua Antônio Ladislau de Araújo, 802, Giórgia Paula, tel. 47 3445-3475)
Data: 31 de julho
Horário: 8:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:30

Mais informações:
Coordenação Geral
Patrícia Abuhab (48 8816-5251) e Guilherme Blauth (8834-4110)
Instituto Harmonia na Terra
Telefone: (48) 3253-0297

Sede: Rua Desembargador Vitor Lima, 260 - Sala 313
Trindade, Florianópolis – SC, CEP 88040-400
Telefone: (48) 3331-3405
http://www.harmonianaterra.org.br/
e-mail: contato@harmonianaterra.org.br

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br