Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de agosto de 2009

AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS - ANA, USA SATÉLITE PARA MEDIR RIO SOLIMÕES


ANA testa uso de satélite associado a equipamento acústico para medir rios

Cláudia Dianni - Ascom ANA

Pela primeira vez, a Agência Nacional de Águas (ANA) utilizou informações de satélite associada à tecnologia acústica para medir um grande rio. A combinação GPS efeito Doppler foi testada para medir o rio Solimões, em Manacapuru (AM), durante o VIII Curso Internacional de Medição de Descarga Líquida em Grandes Rios, que a agência realiza anualmente em parceria com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e Itaipu Binacional.

Neste ano, além de treinar 30 especialistas de dez estados entre os dias 31 de julho e 7 de agosto, o tradicional curso de medição de grandes rios da ANA transformou-se em uma pesquisa, já que os alunos participaram do teste que uniu as duas tecnologias. O efeito Doppler tem sido utilizado para medir rios há 15 anos, mas ainda registrava diferenças com relação aos dados coletados por meio dos métodos tradicionais de medição de vazão: com o barco ancorado e com o barco em movimento.

As primeiras medições feitas com o equipamento baseado na emissão de frequência de sinas, conhecido como ADCP, chegaram a acusar diferença de 40% com relação aos dados de vazão apontados pela medição com os métodos tradicionais. Com o desenvolvimento de uma nova versão de equipamento: o ACP, que ganhou uma segunda freqüência de sinais, os dados ficaram mais confiáveis.

Além disso, os alunos do curso, orientados pelos instrutores da ANA, de Itaipu, do CPRM e da Cohidro, utilizaram dados coletados por satélites para fazer a mediação. Ao final do curso, quando foram utilizadas as três técnicas de medição, a vazão medida foi de 150 mil m³ por segundo e a diferença dos resultados coletados com os equipamentos tradicionais e com o Doppler foi de apenas 3,5%. A medição coincidiu com um período de cheia histórica na região. No último dia do curso, o nível do Solimões estava em 19,39 metros na sessão de medição.

De acordo com o superintendente de Gestão da Rede Hidrometereológica da ANA, Valdemar Santos Guimarães, ainda é preciso prosseguir nos testes para aumentar a segurança dos dados, mas já é possível afirmar que a rede hidrometeorológica do país em breve poderá contar com mais uma opção confiável para medir a vazão dos rios que, entre outras vantagens, reduz o tempo dos especialistas no barco e aumenta a segurança, pois, com o doppler, não é necessário ancorar o barco para medir o rio.

Data: 17 de agosto de 2009

Assessoria de Comunicação – ANA
Fones: 61.2109.5129/5103 Fax: 61 2109.5129
Email: imprensa@ana.gov.br

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br