Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de agosto de 2009

GERMEN COMPLETA 28 ANOS DE LUTA PELO MEIO AMBIENTE E PROFª AMYRA EL KHALILI LANÇA E-BOOK



Aliança BECE-RECOs
Redes de Cooperação Comunitária Sem Fronteiras


"...Colaboradora e parceira da Ong, há cerca de três anos, Khalili veio a Salvador para, dentre os festejos, lançar sua publicação Commodities Ambientais em Missão de Paz, que vai ser disponibilizado gratuitamente na Internet. “É preciso juntar as duas ecos, a economia e a ecologia, para um desenvolvimento sustentável”. Na próxima quarta-feira, o grupo vai realizar a limpeza da Praia de Jardim de Alah, com a presença de estudantes do Colégio Oficina. "


Tribuna da Bahia

Cidade, Publicada 18/08/2009


Ong faz 28 anos de luta pelo meio ambiente

Por Roberta Cerqueira

Organização Não Governamental (Ong), ambientalista, mais antiga da Bahia, o Germen (Grupo de Defesa e Promoção Sócio Ambiental) completou, ontem, 28 anos, sem muitos motivos para comemorar. Em meio à expansão da cidade e construção de grandes empreendimentos, a entidade vem lutando em defesa do meio ambiente e pela ocupação ordenada e responsável do solo urbano, o que, a cada dia, se transforma em uma tarefa mais difícil para os ativistas.

Reunidos na Escola de Arquitetura da Ufba, na Federação, integrantes do Germen plantaram uma muda de Pau Brasil, no jardim da universidade, onde, há exatos 28 anos, a história da Ong começava a ser escrita. “Nós queríamos, dentre outras coisas, a implementação de parques públicos, que, naquela época, não existiam em Salvador”, lembra José Augusto Saraiva, um dos fundadores da Ong.

Fruto do desejo dele, de outros seis estudantes e de um professor, de Arquitetura, a Germen nasceu cheia de pretensões. “Lutamos pela implementação da disciplina paisagismo, na grade curricular do curso e mostramos a importância disso, fazendo o projeto paisagista da escola”, conta.

Ao longo dos anos, o Grupo coleciona lutas, derrotas, mas, não deixa de exaltar conquistas como a não demolição da Igreja de Santana, no Rio Vermelho. “A prefeitura queria destruir a Igreja para erguer um shopping”, lembra Saraiva, que entre 1985 e 1995 travou inúmeras batalhas com as administrações municipais da época, para manutenção do espaço, que hoje é ponto de encontro para todas as tribos, no tradicional tabuleiro da Dinha do Acarajé.

Importância do verde na cidade

Eleito democraticamente em fevereiro de 2009, o presidente da Ong, Marcell Moraes lembra ainda da participação do Germen, na Eco 92, quando ambientalistas do grupo viajaram de Salvador até o Rio de Janeiro, a bordo de um trem, em uma iniciativa denominada Verde Trem, com intuito de mostrar a importância das ferrovias na preservação do meio ambiente. “O trem é um transporte ecologicamente correto, que, infelizmente, no Brasil é pouco valorizado”.
Além de serem responsáveis pela plantação de inúmeras árvores espalhadas pela cidade – 1 mil delas só no Parque de Pituaçu – a Ong se mostrou contra o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), que modificou os critérios para as construções na cidade, motivando, segundo eles, ocupações irregulares de áreas, que deveriam ser mantidas inalteradas.

“O que estão fazendo, na Avenida Paralela (Luís Viana Filho) e em outras diversas áreas da cidade é um verdadeiro absurdo”, destaca Moraes, apontando ainda outras conseqüências negativas destas ações. “Além de agredir o meio ambiente, estes empreendimentos desestruturam a sociedade e os engarrafamentos de trânsito são prova disso”, diz.

Para ele, a única solução para o problema é a melhoria do transporte público de massa. “Não podemos sair destruíndo todo verde que aparece no caminho, pois as conseqüências serão graves e irreparáveis”, lembra, pontuando ainda o aterro de rios, em Salvador, como outra questão polêmica. “No rio do Imbuí, o Rio Cascão, há cerca de um ano encontraram uma cobra sucuri, o que significa que ainda havia vida naquele ambiente, mas agora a prefeitura resolveu aterrá-lo”.

Programado para ontem e hoje, o curso “Commodities Ambientais”, que será ministrado pela economista paulista Amyra El Khalili, idealizadora e fundadora do Projeto Bolsa Brasileira de Commodities Ambientais (BECE), foi transferido para os próximos dias 20 e 21, na sede da entidade, no Pelourinho. A atividade é parte das comemorações a serem realizadas ao longo da semana, em homenagem ao aniversário do Germen.

Colaboradora e parceira da Ong, há cerca de três anos, Khalili veio a Salvador para, dentre os festejos, lançar sua publicação Commodities Ambientais em Missão de Paz, que vai ser disponibilizado gratuitamente na Internet. “É preciso juntar as duas ecos, a economia e a ecologia, para um desenvolvimento sustentável”. Na próxima quarta-feira, o grupo vai realizar a limpeza da Praia de Jardim de Alah, com a presença de estudantes do Colégio Oficina.

Fundado em 1981, o Germen tem hoje cerca de 2 mil associados, entre eles o cantor e compositor Gilberto Gil, as cantoras Daniela Mercury e Mariene de Castro, o ministro da cultura Juca Ferreira , os deputados federais Edson Duarte, Lídice da Mata, entre outras celebridades.

"Não se enriquece sendo miserável e nínguem empobrece sendo generoso!"
provérbio oriental

Fonte: Profª Amyra El Khalili - BECE-RECOs

VEJA MAIS: AGENDA E LANÇAMENTO E-BOOK

12 de Agosto de 2009
COMEMORAÇÕES DO 28º ANIVERSÁRIO DO GERMEN - BAHIA E CURSO SOBRE COMODITIES AMBIENTAIS



INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br