Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de agosto de 2009

ENCONTRO "BARRA SUSTENTÁVEL - AINDA HÁ TEMPO" - 25 AGO - RJ

Futuro da Barra da Tijuca será debatido no Sheraton Barra

Qua, 19/Ago/2009 - Agenda Socioambiental

Políticos, ambientalistas, empresários e entidades civis participam do Encontro “Barra Sustentável — Ainda há tempo”

Reciclagem, neutralização de emissão de carbono, energias alternativas e “green building”. A sociedade corre contra o tempo para colocar em prática conceitos fundamentais na Era da sustentabilidade. Atento e adequado ao novo modelo de desenvolvimento socioeconômico e ambiental, o Sheraton Barra Hotel & Suítes quer contribuir para o debate do tema. No próximo dia 25 de agosto, das 8h às 12h30, o hotel promove o evento “Encontro Barra Sustentável – Ainda há Tempo”. O ciclo de palestras e debates reunirá no Salão Atlântico políticos, ambientalistas, empresários e entidades civis do bairro para criação de meios que garantam o futuro sustentável da região.

Nos anos 60, a Barra da Tijuca era um imenso areal com mais de 25 quilômetros de praia. O início da ocupação se deu com o loteamento do Jardim Oceânico, quando foi elaborado o Plano Piloto de Lúcio Costa, em 1969. Mas foi em meados dos anos 70, com a inauguração da Auto-Estrada Lagoa Barra que houve a transformação da região com a construção dos condomínios Atlântico Sul, Nova Ipanema, Novo Leblon, Barramares e Riviera Del Fiori. Ainda neste período surgem dois pontos comerciais importantes para o desenvolvimento econômico: o Carrefour e o Barrashopping.

Na década de 80 ocorreu a urbanização da Avenida Sernambetiba, tornando a orla um dos espaços mais cobiçados da cidade. No início dos anos 90, duas grandes intervenções urbanas foram imprescindíveis para a consolidação do desenvolvimento da Barra: as duplicações das Avenidas da Américas e Ayrton Senna, que criaram dois grandes corredores viários e melhoraram o acesso e a circulação interna do bairro.

Em janeiro de 1998, entrava em operação a Linha Amarela acelerando o desenvolvimento econômico da região. Com a via expressa encurtaram-se as distâncias entre a Barra e o Centro, os aeroportos e as entradas e saídas da cidade. O bairro tornou-se atrativo para empresas que começaram a mudar suas sedes para o local. E como todo lugar que se desenvolve, problemas surgem. Além de falta de investimento em transporte, o meio ambiente também foi afetado. E é por isso que o Sheraton Barra decidiu debater o tema.

A iniciativa é da rede Starwood, operadora do Sheraton Barra, além de outros 1.000 hotéis ao redor do mundo, que criou o Projeto Verde para desafiar seus afiliados a crescer economicamente sobre princípios do desenvolvimento sustentável, contribuindo para a preservação dos recursos naturais e garantindo a sustentabilidade do negócio. A gerente geral do hotel, Sintia Gomes, abre o evento e, em sua explanação, pretende passar ao público a visão da empresa sobre a necessidade de fomentar a discussão do tema, além de apresentar as iniciativas da rede Starwood e do hotel.

— Desde a criação do Projeto Verde o compromisso com o ambiente e com as futuras gerações passou a orientar as ações do Sheraton Barra. Esse fórum é o inicio de um processo que garantirá o futuro do nosso negócio. Sabemos que sem ambiente é impossível lucrar e o empresariado deve lucrar com responsabilidade. Os formadores de opinião da Barra da Tijuca e de toda a cidade ganharam um aliado eterno — afirma Sintia Gomes, gerente Geral do Sheraton Barra

Em seguida, o biólogo Mario Moscatelli, mestre em ecologia e editor do Blog Boca do Mangue — que conhece como poucos os problemas ambientais do bairro e, especialmente, o degradado sistema lagunar da região — inicia o ciclo de debates com o tema “A sustentabilidade como filosofia de vida e fator econômico estratégico”.

— O que é, afinal, um bairro sustentável? A Barra da Tijuca tem condições de se tornar um bairro preparado? Ainda há tempo de reverter o quadro atual? — questiona Moscatelli, que já recuperou imensas áreas de manguezais no bairro, trazendo de volta a fauna e flora originárias da região.

O ciclo segue com debates sobre a preservação dos ecossistemas, que contará com a participação do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz; do Diretor da ONG Terra Azul, Marcos Sant’Anna; e da vereadora Aspásia Camargo. Às 11 horas está programado o painel “Consumo consciente e Resíduos”, que será discutido pela Diretora do Instituto Reviverde, Regina Laginestra; e pelo Diretor Técnico e Industrial COMLURB, José Henrique Penido. O último tema é uma curiosa discussão sobre o papel do varejo no processo ambiental. Ambos assuntos serão mediados pela Professora de Sustentabilidade da FGV e editora do blog Amor ao Planeta, Patricia Sá.

O encontro ainda conta com uma série de apoiadores. Entre eles estão a Unimed, ABIH — Associação Brasileira da Indústria de Hotéis –RJ, Rio Convention & Visitors Bureau, Acibarra — Associação Comercial e Industrial da Barra da Tijuca, Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, AIB — Associação de Imprensa da Barra -, subprefeitura da Barra da Tijuca, Secretaria Municipal de Turismo do Rio de Janeiro, Vila Spa by L´Occitane e Wal-Mart.

O evento é gratuito e as inscrições devem ser feitas através do site www.sheraton-barra.com.br/eventos/barrasustentavel.asp . O Sheraton Barra fica na Av. Lucio Costa, 3.150, Barra da Tijuca.

Fonte: Approach/Portal do Meio Ambiente - Vilmar Berna


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br