Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

29 de agosto de 2009

FLUTUADOR DESENVOLVIDO PELO IPT/USP VAI PERCORRER 500 KM MEDINDO A QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO TIETÊ (SP) - I


Dan Robson, acostumado com grandes desafios vai enfrentar, num caiaque, 500 km do Rio Tietê e acompanhar o percurso do flutuador.


SPTV 2ª Edição - TV GLOBO - 28/08/2009
Reportagem - RIOS DE SÃO PAULO

Conheça o guardião do flutuador que percorrerá 500 km do Rio Tietê


O equipamento foi especialmente desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas, o IPT, e será lançado pela TV Globo, na semana que vem para medir a qualidade da água.

Nosso aventureiro veio conhecer o local onde a jornada vai começar: a barragem de ponte nova, a 100 km da capital.

Escolhemos Dan Robson porque ele está acostumado a desafios incomuns. Ele já caminhou oito mil quilômetros a pé do sul ao norte do país. Agora, sua missão é acompanhar o flutuador, que leva equipamentos para medir a qualidade da água.

Numa manhã linda de sol, Dan fez o primeiro teste no Rio. Em Biritiba-Mirim possível ver atrás a barragem e a partir de um ponto onde o rio Tietê esta com águas limpas, cristalinas. É lá que Dan vai começar a aventura dele. Porque no trecho o rio já esta em condições de receber a bóia e também o Dan dentro do bote.

Dan vai levar câmera, GPS, rádios de comunicação e até um laptop para estar sempre em contato com as equipes de apoio. Tudo vai dentro de sacos bem vedados, para não entrar água.

“O procedimento que vou fazer agora é dia dia a dia: vestir a roupa, verificar o caiaque, colocar o equipamento na água”.

Para enfrentar os trechos mais poluídos do rio, Dan vai usar uma roupa especial.

Logo de cara, uma surpresa. É só abaixar pra pegar sujeira. “Uma lata de extrato de tomate”, avisa Dan. Uma pescaria nada proveitosa.

No teste, um garrafão pet simula o flutuador. Dentro do flutuador vão estar os equipamentos mais importantes: um GPS, microcâmeras e um sensor de oxigênio, para medir a capacidade de vida no rio. Apesar do lixo, o rio, no local, dá até peixe.

“Aqui o oxigênio está marcando ta marcando 6.38. O índice acima de seis é considerado muito bom”, explica.

A bordo de um caiaque inflável, o aventureiro faz a sua primeira experiência pelo rio. O trecho é de nove quilômetros. “O rio é muito baixo, tem muito galho, muita pedra, aranha”, conta.

A maior dificuldade no teste foi lidar com o equipamento. “Eu tenho de encostar na margem tirar colete, descer o zíper e deixar uma mão livre porque eu não consigo movimentar o equipamento com essa luva”, avisa.

Ele fala da expectativa para o novo projeto. “Vai se uma viagem estranha porque você está em contato com a água e não pode utilizá-la, uma experiência diferente, de navegar e tomar cuidado para não entrar em contato com a água”.

VEJA O VÍDEO SOBRE O PROJETO - SP TV 2ª EDIÇÃO
GLOBO VÍDEOS




INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

3 comentários:

  1. O meu maior sonho, é um dia poder ver o nosso rio tietê limpo e pescar nele!Hoje tenho 43 anos, e desde criança já o conheci poluído. Será que quando, eu for um senhor de 65 anos já poderei realizar esse meu sonho? Deixo aqui o meu registro, espero um dia retornar a esta pagina e contar para todos como foi a minha pescaria nele!!!

    Edson Luvizotto
    e-mail : edsonluvizotto@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Oi pessoal,

    É muito bom ver tantas respostas positivas em relação ao trabalho do Dan em parceria com a Globo.
    Para quem quiser continuar seguindo a aventura dele no Rio Tietê após o término do projeto, é só entrar no site dele (www.dan.com.br), ou no twitter (http://twitter.com/danrobsondias). Ele vai seguir com seu projeto Tietê às Claras.

    ResponderExcluir
  3. Prof. Jarmuth/Equipe ISOSRiosBr25 setembro, 2009 16:29

    ótimo André,

    Vamos visitar o site do Dan e passar informações para os internautas do nosso Blog.
    Por favor, envie fotos e videos que disponibilizar e mais detalhes sobre o trabalho do Dan em defesa do Tietê.
    Envie, por favor, o email dele que queremos mandar umas perguntas para que ele possa responder numa reportagem que queremos fazer sobre ele e sua aventura no Rio Tietê, que estamos acompanhando e divulgando através das reportagens e vídeos da Globo.
    Grato pelo comentário,

    Prof. Jarmuth Andrade

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br