Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

16 de setembro de 2009

20 MIL CASAS PODEM SER DESAPROPRIADAS PARA CONSTRUÇÃO DO PARQUE VÁRZEAS DO TIETE, DIZ DEPUTADO ADRIANO DIOGO (SP)

Parque Várzeas do Tietê será o maior parque linear do mundo

Desapropriações necessárias para parque linear serão mapeadas

Folha de São Paulo
15/set/2009

O governo de São Paulo abriu licitação para contratar, por R$ 12,5 milhões, uma empresa que irá fazer o levantamento do número de famílias que perderão seus imóveis e terão de ser realocadas na capital e em Guarulhos para a criação do parque Várzeas do Tietê.

O DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), que abriu a licitação, ainda não estimou quantas famílias serão afetadas pelo parque.

Por meio de fotos aéreas, o gabinete do deputado estadual Adriano Diogo (PT) na Assembleia Legislativa estimou que há cerca de 20 mil casas na área escolhida, de 107 km2.

Com 75 quilômetros de extensão ao longo do rio Tietê, o projeto -que o governo chama de "maior parque linear" do mundo-, assinado pelo arquiteto Ruy Ohtake, deve ser concluído somente em 2012, conforme o cronograma estabelecido na licitação.

Na semana passada, um grupo de deputados de oposição ao governo José Serra (PSDB) reuniu associações de moradores da área do novo parque para discutir as desapropriações.

"Já temos um receio porque no governo ninguém assume a paternidade do projeto. Ninguém fala, ninguém explica, e os moradores ficam sem saber se vão ter os terrenos desapropriados ou não", diz Diogo. No próximo sábado, os moradores voltarão a se reunir.

Segundo a Secretaria de Energia e Saneamento, pasta à qual está vinculado o DAEE, o parque também terá efeito positivo no sistema de drenagem de São Paulo, já que vai garantir a manutenção de grandes áreas permeáveis ao longo do Tietê, principal calha de escoamento de água da Grande SP.

O Estado também vai contratar uma empresa para assessorar a busca de financiamento do BID, de R$ 2 bilhões, para a construção.

O Estado decidiu implantar o parque em 33 núcleos, em oito municípios, com 77 campos de futebol, 129 quadras poliesportivas e 230 km de ciclovias. A primeira etapa deve ser inaugurada em março de 2010.

Fonte: Folha de S. Paulo - SP


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br