Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de setembro de 2009

BRASIL COMEÇA A SENTIR A PRESSÃO POR SEUS GOVERNANTES NÃO LEVAREM A SÉRIO A PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE

Os boicotes já começaram na Europa...
Primeiro são os suíços fazendo campanha contra a carne e o mamão do Brasil...se a moda pega (o que não é difícil) muitos outros importadores de nossos produtos agrícolas e pecuários podem começar a ser boicotados.
E agora bancada pecuarista? E agora parlamentares da bancada ruralista, defensores da destruição da amazâonia? E agora Ministros Pecuaristas que defenderam derrubar as florestas para "plantar bois"?
E agora Governo federal que não ouviu a Ministra Marina Silva e pressionou-a, enviabilizando seu trabalho como Ministra do Meio Ambiente até que, não aguentando mais a pressão foi obrigada a pedir demissão?
Quem falou que "defender meio ambiente é coisa de eco-chato" ? Como fica a situação dos pecuaristas e produtores rurais que começam a ver seus produtos rejeitados porque os brasileiros não levam a sério a defesa do meio ambiente?
Uma coisa toda a nação pode ter certeza: os nossos Senadores, Deputados, Governadores da região amazônica e o próprio Governo Federal teem uma grande responsabilidade por essa rejeição aos nossos produtos, que começa a pipocar no Mercado Comum Europeu.
Ainda há tempo de começarmos a pensar mais sério na defesa do meio ambiente no Brasil!
* * *
Estudo pede que suíços não consumam carne e mamão do Brasil

Um estudo recomenda que os suíços não consumam carne bovina nem mamões papaia do Brasil por causa da repercussão de seus sistemas de produção sobre o clima. O levantamento feito na Suíça analisou a influência dos produtos de origem animal e vegetal no meio ambiente em vários países.

Segundo os pesquisadores, "a carne bovina procedente do Brasil tem forte influência sobre nosso clima, porque o gado é abatido a uma idade mais tardia devido a um sistema de produção diferente, de modo que, com uma vida mais longa, emitem um volume maior de gás metano, que gera efeito estufa".

Além disso, o estudo destaca que "a forte demanda por carne proveniente do exterior provoca uma intensificação da destruição das selvas tropicais para satisfazer o mercado", o que afeta não só a biodiversidade vegetal e animal, mas também tem efeitos muito nocivos para o clima.

Os pesquisadores apresentaram suas conclusões em uma conferência realizada na sede do Agroscope, organismo dependente do Ministério da Agricultura suíço, em Zurique.

Os responsáveis pelo estudo também sustentam que, se o cultivo de mamão papaia no Brasil produz poucos gases estufa, "o transporte por avião até a Suíça eleva as emissões a um nível muito superior ao de todas as outras frutas".O transporte também foi apontado como um impedimento para o consumo de maçãs argentinas.

Atlanti Bieri, porta-voz do Agroscope, disse à Agência Efe que o estudo comparou os produtos de origem animal e vegetal de muitos países.

"O Brasil e a Argentina são mencionados em algumas das comparações porque esses produtos são vendidos nas lojas suíças, e o que estamos dizendo é que, no momento de comprar, é preciso levar em conta as consequências para o meio ambiente", afirmou Bieri.

O porta-voz ainda explicou que os consumidores suíços estão preocupados com assuntos como a sobrevivência da floresta tropical, e daí essas recomendações. Além disso, com o transporte, esses produtos emitem mais gás carbônico do que os alimentos locais, o que também ocorreria se maçãs suíças fossem vendidas na Argentina, por exemplo.

Os especialistas também recomendaram aos suíços para que, no momento de comprar carne nacional, deem preferência à suína frente à bovina, pois "o impacto ambiental dos bovinos é até quatro vezes superior por cada quilo de carne", já que as emissões de gás metano entre os suínos são muito menores. (Fonte: Estadão Online)


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Eleonor Braga - Unicamp - Campinas - SP17 setembro, 2009 14:54

    Os estrangeiros estão preocupados em preservar as nossas florestas tropicais e as riquezas da Amazônia enquanto os brasileiros não estão nem aí com as mesmas.
    Derrubam as matas, secam as nascentes e rios, destroem os solos e abandonam quando a terra fraca não produz mais ou então soltam gado nas áreas devastadas.
    Agora começamos a sentir o peso desse desprezo todo pelo meio ambiente. Deus queira que em futuro próximo os produtos brasileiros não sejam banidos de todos os grandes mercados do mundo por não preservarmos o meio ambiente.´
    Essa notícia é muito preocupante para o futuro do país que exporta carne bovina, de frango, suína, grãos, sapatos e tantos outros produtos.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br