Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de setembro de 2009

DIA MUNDIAL DE LIMPEZA 2009 - CONVOCAÇÃO LAGOA VIVA (RJ)


Convite Dia Mundial de Limpeza 2009 - Lagoa Viva

Sex, 18/Set/2009 08:41 Agenda Socioambiental

Grande Convocação - Barra da Tijuca Praia do Pepê

Dia Mundial de Limpeza 2009 Clean Up The World 2009



A neta de Jacques Cousteau estará no Rio de Janeiro, para participar do Dia Mundial de Limpeza.


A Embaixadora da Campanha Internacional do Clean Up the World, Srta. Céline Cousteau, neta do legendário Jacques Cousteau, irá se juntar à sétima edição do evento Dia Mundial de Limpeza / Clean Up The World 2009 no Rio de Janeiro, realizado pelo Insituto Lagoa Viva, na praia do Pepê (Barra da Tijuca) e Projeto Limpeza na Praia – Instituto Ecológico Aqualung no próximo sábado, dia 19 de setembro, com a intenção de passar a todos sua paixão pelo meio ambiente, inspirando e encorajando as pessoas a fazer parte desta Campanha Mundial.

Entre os 120 países que realizam a ação em todo o Planeta, Céline Cousteau* escolheu o Rio de Janeiro como o local em que irá acompanhar o evento desse ano por um motivo que muito nos orgulha e enaltece: a ação do Clean Up the World no Rio de Janeiro foi uma das que mais cresceu nos últimos anos no mundo.

* Veja o perfil de Céline Cousteau ao final dessa mensagem.



Dia Mundial de Limpeza 2009

Clean Up The World 2009


Comunidades Unidas em Prol do Combate ao Aquecimento Global - "Communities United Against the Global Warming".


Tema 2009 da ONU / UNEP / CLEAN UP THE WORLD.


Junte-se aos 35 milhões de pessoas de mais de 120 países em prol de um mundo mais limpo!


Seja Voluntário! Contamos com a sua Presença!


Rio de Janeiro (praias da Barra da Tijuca (Pepê), Copacabana, Botafogo, Ipanema, Leblon, São Conrado, Barra da Tijuca e Recreio, Grumari, Ilha do Governador, Ilha de Paquetá e Sepetiba), Saquarema (RJ),Itacoatiara(RJ), Cabo Frio (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Recife (PE), Cubatão (SP) e Santa Catarina (SC).

Dia 19 de Setembrode 2009 - Sábado
De 10às 13 horas (veja abaixo os pontos de encontro)

O Dia Mundial de Limpeza ou Clean Up The World é, essencialmente, um evento do tipo "mãos à obra". Tem o claro objetivo de fazer algo concreto pelo meio ambiente com resultados imediatos e locais: limpar o lixo descartado irresponsavelmente e acumulado em todos os litorais do planeta. Simboliza também a união mundial e a dedicação em prol de um mundo mais limpo, consciente e saudável para a humanidade.

Essa iniciativa, que teve início na praia de Copacabana (RJ), em 2003, cria a oportunidade da participação voluntária individual e anônima. Ou seja, qualquer pessoa interessada pode ajudar de forma efetiva, mesmo que não faça parte de um grupo formado para atuar no dia do evento (veja abaixo os pontos de encontro para poder participar). Deixando de jogar lixo nas praias, mares, rios e lagoas, ao mesmo tempo em que ajudamos na limpeza desses ambientes, retirando os detritos sólidos descartados de forma irregular, podemos vislumbrar dias melhores para o seres marinhos e para nós mesmos. Afinal, quem não gosta de chegar na praia, respirar o ar fresco, pisar na areia branca e mergulhar na água limpa.

Esse evento vem se tornando um dos eventos ambientalistas internacionais mais conhecidos, participativos e efetivos do mundo e vem ajudando a diminuir um dos maiores problemas ambientais da atualidade, representado pelas crescentes montanhas de resíduos produzidos pelas sociedades modernas de consumo. E os oceanos estão cheios de detritos sólidos, que não só deixam os litorais e praias sujas e poluídas como, principalmente, podem provocar uma significativa mortandade de inocentes animais marinhos.

Participam simultaneamente neste dia mais de 35 milhões de pessoas de mais de 120 países em prol de um mundo mais limpo. Essa ação visa ampliar a conscientização, reforçar a educação ambiental dos usuários em relação ao lixo lançado nas praias Como sempre fazemos, além das luvas, 25 mil sacos de lixo biodegradáveis fornecidos pela Antilhas, serão distribuídos aos voluntários nos pontos de encontro determinados, e os resíduos coletados serão catalogados, para gerar um Relatório Final para a ONU/UNEP, e destinados às cooperativas e instituições de reciclagem. Durante esses anos de campanha, mais de 12 toneladas de microlixo foram retiradas de nossas praias, melhorando a qualidade de vida e impedindo que animais marinhos viessem a se asfixiar e morrer por inanição.


Participe com sua família do Clean Up The World.


Essa é uma ótima oportunidade para ajudar a manter nosso planeta limpo.

A meta do Clean Up 2009 Brasil é atingir o recorde de 50.000 voluntários limpando o Brasil.

Comece hoje para salvar o amanhã. Seja voluntário. Contamos com sua presença.

De 18 a 20 de Setembro, os Membros do Clean Up The World, em mais de 120 países em todo o Globo celebram o Dia Mundial de Limpeza / Clean Up The World.

Mais informações podem ser obtidas no site: http://www.cleanuptheworld.org/



Ponto de Encontro / Coordenação Barra da Tijuca (Praia do Pepê): Donato Velloso e Álvaro Nassaralla.

(Sempre com início às 09 horas e término às 13 horas, em todos os pontos).

Rio de Janeiro / RJ

Organização Geral:
Anna Turano Botelho e Hildon Carrapito

Coordenação Barra da Tijuca (Praia do Pepê)
Instituto Ecológico Lagoa Viva
Donato Velloso - 21-8728-0430
Álvaro Nassaralla - 21-9727-6188


Céline Cousteau

A herdeira do sobrenome Cousteau continua a obra do avô e do pai __ ela é neta de Jacques Cousteau e filha de Jean-Michel Cousteau. Produtora e apresentadora de documentários, fotógrafa, palestrante e ambientalista, Céline Cousteau apóia programas de preservação do meio ambiente e culturas locais no mundo todo, inclusive no Brasil. Aos 35 anos, Céline mora nos Estados Unidos mas passa metade do ano viajando, seja em suas expedições marítimas ou como “o rosto e voz” da linha Advanced Marine Biology, da marca de cosméticos suíça La Prairie. Além de ser uma grande historiadora, é apaixonada pela Amazônia e garante que ainda não é tarde demais para fazer mudanças positivas pelo planeta, citando um ditado indígena: “Nós não herdamos o planeta dos nossos pais, nós o emprestamos das nossas crianças".

Seu pai, Jean-Michel Cousteau, que é fundador da Ocean Futures Society.(Sociedades Futuras dos Oceanos), inspirado no trabalho de seu avô, Jacques Cousteau, criou um programa inovador chamado Ambassadors of the Environment (Embaixadores do Meio Ambiente) que inspira e prepara milhões de jovens e crianças no mundo a fazer a diferença através de uma vida sustentável (conheça através do link www.aote.org). Juntos, o programa Ambassadors of Environment e o Clean Up The World incentivam pessoas ao redor do mundo a fazer ações de cunho educacional e realizam diversas campanhas, na qual Céline faz parte e atua como Embaixadora da Campanha Internacional do Clean Up the World (visite o site http://www.celinecousteau.com/). Fonte: Portal do Meio Ambiente/REBIA

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br