Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de setembro de 2009

EM UBATUBA (SP): DIA MUNDIAL DE LIMPEZA DE RIOS E PRAIAS 2009


..Ubatuba participará do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias 2009

Notícias de Ubatuba
Escrito por Administrator

Cerca de 700 voluntários se mobilizarão em diversas praias e rios de Ubatuba

No próximo sábado, 19, acontecem as atividades do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias 2009. Em Ubatuba, a coordenação local da ação é realizada pelas entidades Instituto Bicho Preguiça e ASSU - Ubatuba (Marcelo Palma – Engenheiro Ambiental/ Joana Lemos – Arte Educadora) contando com a parceria da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. As atividades ocorrerão nas praias do Itaguá, Sununga, Lazaro, Vermelha do Norte, Cais do Porto, Cruzeiro, Praia Grande, Ilha dos Pescadores, Vermelha do Centro, Felix, Rio Acaraú, Perequê-Açu, Barra Seca, Itamambuca, Prainha do Matarazzo e Prainha do Saco da Ribeira, mobilizando aproximadamente 700 voluntários.

Participarão da ação em Ubatuba: Colégio Objetivo, Projeto Tamar, Aquário de Ubatuba, Cooeduba, AUS, Centro Náutico Uba Uba, Instituto Argonauta, Escolinha Municipal de Surf , AUSKIM – Associação Ubatuba de Skimboard, Grupo Escoteiros Iperoig, Fundação Florestal, APA Marinha - LN, CBH-LN, Johnson&Johnson e Sociedade Amigos Itamambuca (SAI).

O evento, conhecido internacionalmente como International Coastal Clean Up (ICC) chega a sua 24ª edição como responsável pela maior mobilização de voluntários em todo o mundo pela causa ambiental. No Estado de São Paulo, sob coordenação estadual da ONG ASSU – Ubatuba (Associação Socioambientalista Somos Ubatuba), o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias 2009 terá a participação de aproximadamente 3900 pessoas, com atuação em praias, costeiras, mangues e rios. Serão ONGs, instituições públicas e privadas atuando juntas numa mesma metodologia, por um mesmo objetivo, efetivar mudanças na situação dos rios e mar. Até o momento são 16 municípios com previsão da atuação de aproximadamente 3900 voluntários.

Resultados

As 10 toneladas de resíduos encontrados em 2008, só em São Paulo, justificam os esforços dos voluntários. Todo o volume de lixo foi catalogado de acordo com sua composição e atividade geradora. Foram registrados 41.026 itens diversificados. Os destaques, por quantidade, foram as 6.905 bitucas de cigarro, as 12.171 sacolas plásticas e os 2.992 canudinhos. Os resultados obtidos com a atividade em todo o mundo são enviados para ONU, que é responsável pela IOC (Comissão Intergovernamental Oceanográfica). São esses resultados mundiais que permitem a IOC convencer os países a se tornarem signatários do “MARPOL Treaty” - Tratado Internacional de Controle de Poluição Marinha.

Todos os anos novos parceiros se integram aos trabalhos. De pequenas associações a empresas multinacionais. “Aproveite o próximo sábado para viver uma experiência diferente. Colete, ainda que só por 10 minutinhos, um pouco do lixo que se encontra em sua praia ou rio favorito e reflita sobre aquilo que encontrar”, convida Caio M Antonio da ASSU-Ubatuba, responsável pela coordenação estadual (SP). “Independente do vínculo com as equipes que estarão em ação, todos podem contribuir”, conclui.

O Dia Mundial

Desde 1986 a Ocean Conservancy, uma organização não governamental norte-americana, promove em todo o planeta o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (Internacional Coastal Clean up), uma das campanhas internacionais mais efetivas, amplas e contínuas do mundo. Durante este evento, que sempre ocorre no terceiro sábado de setembro, voluntários em todas as partes do mundo vão às praias e às margens dos rios coletar o lixo depositado, diretamente pelos usuários locais ou por descargas no mar originadas de embarcações ou dos próprios rios.
O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (DMLRP) tem uma participação crescente. Desde seu início, mais de 35 milhões de participantes de 120 países participaram da campanha. Além disso, mais de 1.000 mutirões subaquáticos aconteceram em 100 países, com aproximadamente 900.000 mergulhadores.
A Coca-Cola/FEMSA é a principal apoiadora do evento, com a doação de camisetas.


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br