Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

29 de setembro de 2009

EXPEDIÇÃO DO RIO TIETÊ - APÓS 508 KM PESCADORES RECLAMAM FALTA DE PEIXES



Pescadores reclamam da falta de peixe

A expedição que mede o oxigênio na água do Tietê passou hoje por uma colônia de pescadores ameaçada pela poluição do rio. Desde o começo da viagem, foram percorridos 508 km.

Água mansa pelo menos pra Dan. O sol dá um tempo sopra a favor. Conforme a expedição avança a natureza mostra sua diversidade.

Uma ave, a Colhereira exibe orgulhosa sua plumagem rosada. Dan e o flutuador somem no horizonte. Com uma ajudinha extra, só reaparecem quilômetros depois, para alegria geral.

Dan Robson também ficou felicíssimo de pisar em terra firme. O fim do percurso da expedição foi numa vila de pescadores no município de Anhembi. Cerca de 30 famílias vivem do que trazem todos os dias das águas do Tietê.

Os moradores contam que o volume pescado caiu de 200 kg para 70 kg nos últimos dez anos. E a variedade também ficou menor.

Os homens pescam, as mulheres limpam. Os animais por perto aproveitam o que sobra. A vila não tem água encanada nem tratamento de esgoto. Aliás, todo o município de Anhembi joga a sujeira no rio.

“Saneamento básico é o que precisava, eu me sinto mal, porque a gente está sabendo que está poluindo mais vai se acabando e a natureza vai cobrar isso da gente mais tarde”, fala Hélio de Castro Barbosa, pescador.

Na saída, o nível de oxigênio na água era péssimo e continuou péssimo até metade do caminho quando passou para ruim.

Home > SPTV 2ª Edição > 29/09/2009 > Reportagem





Santana de Parnaíba não trata o esgoto que produz

SPTV 1ª EDIÇÃO
Terça-feira, 29/09/2009


Na expedição do flutuador, o índice de oxigênio registrado foi de 0,01 no Rio Tietê. O prefeito da cidade, Silvinho Peccioli, fala sobre a coleta e o tratamento do esgoto.





INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br