Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

23 de outubro de 2009

COMUNIDADES TRADICIONIAS E INDÍGENAS PROTESTAM PELA FALTA DE FISCALIZAÇÃO, BLOQUEANDO BALSAS COM MADEIRA

Bloqueio de balsas na Gleba Nova Olinda (PA) por Greenpeace Brasil. SANTARÉM (PA), Comunidade São Pedro. 21/10/2009 - Balsa carregada de madeira supostamente ilegal está bloqueada no rio Arapiuns desde o dia 12 de outubro por comunitários e lideranças indígenas de 25 comunidadades da gleba Nova Olinda. Os protestos pretendem chamar a atenção do governo do Pará para o caos fundiário e ambiental que se arrasta há anos na região. Ontem cerca de 600 comunitários estavam reunidos na comunidade São Pedro para reivindicar a presença do Estado. Foto (c)Greenpeace/Alberto César Araújo. Foto Divulgação Greenpeace

Balsa com madeira é bloqueada no Pará

Afra Balazina
O Estado 22/10/2009

Comunidades tradicionais e indígenas de Santarém (PA) bloquearam duas balsas carregadas de madeira como protesto contra o caos ambiental e fundiário em uma gleba chamada Nova Olinda. Estima-se que a quantidade de madeira seja de 500 a 600 toras - cerca de 1,5 mil metros cúbicos. A manifestação começou no dia 12.

O fluxo de manifestantes varia, mas já chegou a 400 pessoas. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém, o grupo quer que o governo estadual fiscalize a madeira. As comunidades reivindicam também a criação de assentamentos e de terras indígenas na Nova Olinda, que vem sendo explorada por empresários.

Segundo o Greenpeace, "enquanto as comunidades aguardam indefinidamente uma resposta das autoridades locais, grandes madeireiros estão, desde 2004, devastando a floresta respaldados pelas chamadas autorizações de detenção de imóvel público". A ONG afirma que as autorizações são concedidas pelo Estado para uso da terra e formalizam o direito de explorar os recursos naturais da região. Os moradores dizem que veem entre cinco e dez balsas carregadas de madeira saírem pelo Rio Arapiuns por semana.

Segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Pará, alguns empresários têm plano de manejo na área e a madeira é legalizada. Mas uma equipe vai ao local amanhã para verificar as balsas.

O governo cadastrou 11.308 posses da Amazônia Legal desde 25 de junho, quando entrou em vigor a lei que permitiu a regularização das terras da região em áreas de até 1,5 mil hectares. Foram distribuídos 232 títulos definitivos, todos em Altamira e Novo Progresso, na área da BR-163 (Santarém/Cuiabá), incluídos na relação dos que mais desmatam. COLABOROU JOÃO DOMINGOS

VEJA MAIS FOTOS DENÚNCIAS DO GREENPEACE


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br