Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de outubro de 2009

CRESCE A POLUIÇÃO DAS ÁGUAS DO RIO SÃO FRANCISCO, PREJUDICANDO A PESCA


Poluição castiga Velho Chico e prejudica atividade pesqueira

A crescente poluição de suas águas é um dos problemas que levaram o Rio São Francisco a ter este ano uma queda na atividade pesqueira.

Para ambientalistas da região mineira, desembolsos para os programas de despoluição do rio ainda são lentos

Fábio Fabrini - 18/10/2009
Enviado especial


NAVEGANDO EM ÁGUAS POLÊMICAS: Pesca predatória e usinas afetam biodiversidade e prejudicam atividade no rio

PIRAPORA e BURITIZEIRO (MG). Sob sol de rachar a pele, Antônio Sequeira de Souza, de 50 anos, lança sua tarrafa uma, duas, três vezes na água, e ela nada devolve. Tenta novamente, mas a rede insiste em voltar vazia.

Para os pescadores do Rio São Francisco, os meses de setembro e outubro sempre foram tempo de fartura. Por causa da proximidade com o período de reprodução, a concentração de peixes fica maior. Mas este ano o Velho Chico não tem sido generoso: pirás, pacamãs, corvinas, curimatãs, pacus, tambaquis e outras espécies, além dos nobres surubi e dourado, estão ficando escassos. A poluição, as usinas hidrelétricas e a pesca predatória afetam a biodiversidade nas águas, visitadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos últimos dias.

- Este está sendo o pior ano da pesca. Para pegar um peixe bom, temos de dar muitas tarrafadas. Estou fazendo R$ 150 por semana, mas já tirei R$ 500 - compara Antônio.

Como ele, cerca de 2,5 mil trabalhadores tiram o sustento do rio em Pirapora, Buritizeiro e Ibiaí, no Norte de Minas. Eles têm visto a renda cair à medida que as condições do rio pioram.

Dados do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) mostram que o índice de qualidade da água do São Francisco, que era de 76,4 em 2001 (conceito bom), caiu para 66,5 em sete anos (médio) - a escala vai de 0 a 100.

Análises mostram excesso de elementos poluidores

As análises na estação de Pirapora, feitas entre 1997 e 2008, têm indicado excesso de elementos poluidores, como coliformes fecais, fósforo e manganês, além de desconformidades na cor e na turbidez do São Francisco. Mês passado, equipes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Pirapora registraram índices de zinco - um metal pesado - até 48 vezes maiores que o aceitável no Córrego Formoso e nos rios de Janeiro e Abaeté, afluentes do Velho Chico.

Para ambientalistas que trabalham na região, os peixes estão sendo envenenados e os investimentos na despoluição ainda são lentos. Em Minas, Pirapora é a única cidade na calha do rio a ter uma estação de tratamento de esgoto (ETE). Mesmo assim, ela ainda não atende a 40% dos seus 53 mil habitantes, que continuam despejando os resíduos em fossas ou cursos d'água.

Técnicos do Projeto Manuelzão, iniciativa da UFMG para a preservação de recursos hídricos, estimam que metade do esgoto da Grande BH, com cerca de cinco milhões de habitantes, seja jogada sem tratamento no Rio das Velhas, um dos contribuintes do São Francisco.

Fora as enormes quantidades de material orgânico, que baixam a oxigenação da água, o biólogo Carlos Bernardo Mascarenhas Alves, do Manuelzão, diz que, no Norte de Minas, uma série de fatores tem impactado a vida aquática.

A represa de Três Marias

A atividade agrícola contribui para que fertilizantes e agrotóxicos sejam carreados para o rio.
Os garimpos destroem barrancos, o que acelera o assoreamento.
Rejeitos da mineração e da metalurgia, atividades intensas na região, são despejados na bacia ou mantidos em barragens próximas, que contaminam lençóis freáticos ou transbordam em época de chuvas. Soma-se a isso a presença da hidrelétrica de Três Marias.

A barragem impede que os peixes subam em direção à nascente para se reproduzir. E, como regula as cheias, dificulta a chegada dos ovos às lagoas marginais, ambientes mais favoráveis ao crescimento.

- O lago ainda funciona como concentrador de poluentes - explica o biólogo.

Fonte: Jornal O Globo

SAIBA MAIS:

PEIXES E PESCA NO RIO SÃO FRANCISCO

Vida e trabalho do pescador profissional no alto-médio São Francisco


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br