Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

29 de outubro de 2009

MINISTRO MINC PEDE AOS MEMBROS DO CNRH MAIS AÇÕES PARA PRESERVAÇÃO DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DO CERRADO


Site www.soscerrado.com/carlos terrana


Minc quer integração maior na preservação dos recursos hídricos


As três maiores bacias hidrográficas da América Latina recebem águas do Cerrado.
A bacia amazônica (Araguaia-Tocantins) tem 78% de suas nascentes no Cerrado.
A bacia do Paraná-Paraguai é formada por 48% de suas nascentes no Cerrado,
enquanto a bacia do São Francisco dispõe de quase 50% de seu volume de água proveniente do Cerrado.
Conhecido como "berço das águas", o Cerrado possui uma malha de nascentes, córregos e rios de fundamental importância para o país. (www.soscerrado.com)


O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, pediu, nesta quarta-feira (28/10), aos membros do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), em sua 26ª Reunião Extraordinária, um esforço maior na implementação de ações de integração entre as políticas de preservação do cerrado e de suas bacias hidrográficas. Ele lembrou que o bioma, que ocupa 2 milhões de Km² no Centro-Oeste brasileiro, é o berço das águas.

Minc, presidente do Conselho, reconheceu o trabalho do CNRH, mas disse que "poderia ser mais direto, mais incisivo e com mais propostas". Segundo ele, as bacias brasileiras estão perdendo água em quantidade e qualidade e embora a reconstituição de matas ciliares e florestas não seja tarefa específica do Conselho, garantem a sobrevivência dos cursos d'água.

Ele apresentou números que apontam que a taxa de desmatamento no cerrado já é o dobro da que se verifica na Amazônia. Isso, segundo explicou, ocorre porque na região amazônica o programa de combate ao desmatamento vem produzindo reduções sistemáticas, enquanto no cerrado ele se mantém ao longo dos anos.

Energia, hidrelétricas, adaptações do semiárido às mudanças climáticas pautaram o discurso de abertura da reunião. Minc defendeu a integração das ações nas várias áreas orientadas para o uso múltiplo das águas, previsto pela Lei das Águas. Lembrou que a caatinga e o cerrado vem perdendo gradativamente suas matas ciliares, que evitam o assoreamento e garantem a preservação dos cursos d'água e das nascentes.

O uso de agrotóxicos nas culturas extensivas, o tratamento do lixo e o consumo excessivo dos sacos plásticos, foram citados pelo ministro como inimigos da qualidade e da oferta da água. Todos vetores de poluição e degradação dos rios, lagoas, canais e o mar, onde acabam indo parar depois de utilizados. Para ele, não há como cuidar da água, sem que isso exija uma participação direta, integrada e mais efetiva do setor de recursos hídricos em todos esses assuntos.

O ministro falou, também, da Política Nacional de Meio Ambiente, aprovada terça-feira (27/10) pela Câmara, lembrando que está diretamente relacionada aos recursos hídricos.

Dados que indicam que um terço da economia do nordeste serão afetados pelo aumento de 2,5 graus celsius na temperatura do Planeta, segundo ele, apontam para uma preocupação crescente com a oferta de água, principalmente no cerrado e na caatinga.

Minc alertou os conselheiros para as preocupações sobre as discussões em Copenhagen, embora tenham a ver diretamente com a qualidade do ar, estão ligadas à preservação dos recursos hídricos.
(Fonte: MMA/Ambiente Brasil) - Site www.soscerrado.com com excelentes fotos de Carlos Serrana, disponíveis para trabalhos escolares sobre o cerrado.

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br