Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de outubro de 2009

PROGRAMA ÁGUA DOCE, QUE GARANTE ÁGUA POTÁVEL NO SEMIÁRIDO, INAUGURA UNIDADE NA PARAÍBA


Programa Água Doce inaugura mais uma unidade, desta vez na Paraíba

Na quinta-feira (22), às 10h, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) inaugurou mais uma Unidade Demonstrativa (UD) do Programa Água Doce. Desta vez, na comunidade Fazenda Mata, no município paraibano de Amparo, a 160km da capital João Pessoa.

A UD de Fazenda Mata é a quinta inaugurada desde 2007, quando o programa começou a ser implementado. "Em breve serão inauguradas unidades no Rio Grande do Norte e no Ceará", conta a consultora da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do MMA, Solange Amarilis dos Santos. A primeira UD foi instalada no assentamento de Caatinga Grande, em São José do Seridó, no Rio Grande do Norte.

De acordo com Solange, o principal objetivo do programa é garantir água potável a comunidades rurais difusas do semiárido, por meio de sistemas de dessalinização. Na UD, a água é retirada do subterrâneo por meio de poços tubulares. Em seguida, passa por um processo de dessalinização, já que no semiárido boa parte dela é salobra. Depois do procedimento, metade se torna potável e a outra metade vira um concentrado salino.

Inicialmente, o concentrado é aproveitado em tanques para a criação de peixes. Depois, serve para irrigar plantações de erva-sal, uma planta capaz de retirar sal do solo e que serve de alimento para bovinos e caprinos. "Primeiro, o programa capacita pessoas da comunidade para operar o dessalinizador. Em um segundo momento, é feito o 'peixamento' nos tanques e, depois, outra capacitação, para ensinar a comunidade a cuidar dos tanques e dos animais", conta a consultora do MMA.

Segundo ela, depois dos treinamentos, a comunidade é convocada a escolher três pessoas que ficarão responsáveis pela administração da UD. "É feito um acordo de gestão", explica Solange. "Mas a equipe do programa continua a dar assistência técnica à unidade, por meio da Embrapa Semiárido, uma das parceiras do Água Doce, e do núcleo estadual do programa na Paraíba", frisa.

O Água Doce está presente nos estados do Nordeste e em Minas Gerais. Os recursos são provenientes do próprio MMA e de parceiros, como a Fundação Banco do Brasil, o BNDES e, no caso da comunidade de Fazenda Mata, do Programa Luz Para Todos, também do governo federal. A iniciativa conta, ainda, com parceiros técnicos, como a Embrapa. "Para a implantação da UD de Fazenda Mata foram investidos R$ 200 mil", informa Solange.

Água Doce - Lançado em 2004, o Programa Água doce reforça o compromisso do governo federal em garantir o acesso à água de boa qualidade para a população do Semiárido, por meio do estabelecimento de uma política pública permanente. As comunidades beneficiadas são escolhidas com base nos índices pluviométricos, de mortalidade infantil, Desenvolvimento Humano, e na ausência ou dificuldade de acesso a outras fontes de abastecimento de água potável. (Fonte: Maiesse Gramacho/ MMA)

CONHEÇA O PROGRAMA ÁGUA DOCE

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br