Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

27 de outubro de 2009

PROGRAMA DE EQUIPAMENTO E ARTICULAÇÃO PREVÊ A CONSTRUÇÃO DE SUBMARINOS E NAVIOS-PATRULHA PELA MARINHA BRASILEIRA


Arsenal da Marinha, no Rio de Janeiro - RJ


Marinha apresenta planos de modernização à indústria


A construção de submarinos e de navios-patrulha e o desenvolvimento de estratégias para aumentar a presença da Marinha na Amazônia estão entre as prioridades do Programa de Equipamentos e Articulação desse segmento das Forças Armadas. A informação foi dada hoje (26) à Agência Brasil pelo comandante da Marinha, almirante-de-esquadra Júlio de Moura Neto.

Durante a manhã, ele apresentou a associados da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) um esboço das metas de modernização incluídas no programa, que será executado ao longo das próximas quatro décadas e cujos projetos estão sendo avaliados pelo Ministério da Defesa.

“A Marinha quer construir navios e outros equipamentos aqui no país e vamos nos valer da capacidade da indústria para que ela cresça mais ainda”, afirmou Moura Neto.

Perguntado se o plano está associado a novas estratégias de exploração visando ao crescimento econômico do país, como, por exemplo, o pré-sal, o almirante respondeu: ”O governo brasileiro precisa e já decidiu pela melhor capacitação das Forças Armadas. Com a descoberta do petróleo no mar, ficam claras as responsabilidades ainda maiores da Marinha.”

Segundo o almirante, as prioridades são a construção de submarinos, de navios-patrulha e da segunda esquadra do reforço do poder naval, o projeto de povoamento da Amazônia e o sistema de gerenciamento das águas jurisdicionais brasileiras, que é chamado de Amazônia Azul.

De acordo com o diretor do Departamento da Indústria de Defesa (Comdefesa), Jairo Cândido, o plano, a ser desenvolvido até 2050, “é extremamente ambicioso” e abrange desde a viação naval e todos os meios de navegação marítima até a vigilância do mar e a estrutura para a operação nas águas internas.

Cândido informou que já estão em andamento os planos do navio de superfície e de um navio de l.800 toneladas, entre outros, para melhor capacitação da Marinha. ”Chegamos quase ao sucateamento das Forças Armadas”, afirmou o diretor do Comdefesa. Ele ressaltou, porém, que, desde dezembro do ano passado, o governo está empenhado em corrigir essa defasagem.

Para Jairo Cândido, o Brasil o está preparado para absorver toda a transferência de tecnologia necessária para a nacionalização do fornecimento à Marinha. Dizendo-se animado com o impulso que esse programa deverá proporcionar ao setor produtivo, ele destacou que só três projetos envolvem compras em torno de R$ 50 bilhões.
(Fonte: Agência Brasil/Ambiente Brasil)

LEIA MAIS

Nova base de submarinos será na Baía de Sepetiba, confirma comandante da Marinha


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br