Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de novembro de 2009

ATO PÚBLICO DIA 30 VAI DEBATER ACESSOA ÀS ÁGUAS DO NORDESTE - CAMPINA GRANDE (PB)

Campina Grande é a segunda cidade mais populosa do estado de Paraíba. Fica a 120 km da capital do estado, João Pessoa. É considerada um dos principais pólos industriais e tecnológicos da Região Nordeste do Brasil.

Notícias sobre a Transposição

João SuassunaÚltima modificação 27/11/2009 17:00

http://www.noticiasdatransposicao.blogspot.com/

Ato Público quer debater o acesso às águas do Nordeste

No próximo dia 30 de novembro, em Campina Grande (Paraíba), será realizado um Ato Público em defesa das águas do Nordeste. O evento acontecerá na Praça da Bandeira, a partir das 15h.

Mais de 200 pessoas estão sendo esperadas para o Ato, que pretende evidenciar e debater a problemática da água na região. Organizações sociais de cinco estados nordestinos (Ceará, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Bahia) divulgarão informações alarmantes sobre o assunto.

Apesar do semiárido brasileiro ser o mais chuvoso do mundo e de ter cerca de 37 bilhões de metros cúbicos de água acumulado em 70 mil açudes, poucas são as pessoas que têm acesso a esse bem. No Atlas do Nordeste da Agência Nacional das Águas (ANA), que deve ter a segunda versão lançada ainda esse ano, dos 1892 municípios nordestinos estudados, 1378 apresentam realidade crítica em relação ao acesso à água.

Diante dessas informações, e dos discursos contraditórios das autoridades e do governo brasileiro, tem crescido nos estados receptores (Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará) das águas da Transposição do rio São Francisco, opiniões críticas em relação ao Projeto.

Articulações como a Frente Paraibana em Defesa das Terras, das Águas e dos Povos do Nordeste e a Frente Cearense por uma Nova Cultura da Água e contra a Transposição da Terra, das Águas e dos Povos do Nordeste são algumas delas e estarão presentes no ato da Praça da Bandeira.

Durante a atividade, grupos culturais farão apresentações e serão divulgadas informações sobre como as obras estão impactando as comunidades por onde passarão os dois canais da Transposição.

Para mais informações:

Ingrid Campos – Assessora de Comunicação da Comissão Pastoral da Terra – BA
(83) 3343-5038
(71) 88017256

Paulo Victor – Assessor de Comunicação da Comissão Pastoral da Terra de Juazeiro - BA
(74) 9997-4981

Gestão da água da Transposição preocupa ANA


Após um período de silêncio, tanto do Governo Federal como da mídia, a Transposição do Rio São Francisco volta a ser pauta dos debates na sociedade.

Recentemente, o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco chegou a um acordo sobre os valores da água captada na Transposição. A água que está destinada para uso produtivo custará o dobro da de uso humano, o que vai encarecer a água do eixo norte, que é de maior volume e voltada para irrigação agrícola, criação de camarão e indústrias.

O Ministério da Integração Nacional, responsável pela obra, anunciou a proposta de criação da ANS (Águas do Nordeste Setentrional), nome provisório do operador do sistema hídrico criado com a Transposição. A ANS será formada pelo Governo Federal e estados receptores (Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco), deixando de fora os estados doadores das águas.

Dessa forma, a ANS gerenciará o mercado das águas – as transpostas e as outras –, definindo os usos e preços da água. Assim, os altos custos da água serão distribuídos entre todos os usuários, como funciona no sistema elétrico. Ou seja, a população subsidiará o uso empresarial da água.

Em informação divulgada este mês, a ANA (Agência Nacional de Águas) advertiu que a Transposição não vai resolver todos os problemas do semiárido e que os estados receptores ainda não estão preparados para a obra.

“Esse é um grande desafio que precisa ser enfrentado. Existem obras complementares à transposição que precisam ser feitas nos Estados, pois, sem isso, sem um sistema de gestão, corremos o risco de não fazer o uso eficiente dessa água [da transposição]”, alerta o diretor-presidente da ANA, José Machado.

Outro fator preocupante é que os municípios que realmente precisam de políticas de acesso e distribuição de água não serão atendidos pela obra. "Não adianta ter abundância de água se você não sabe lidar com ela", diz o diretor-presidente da agência de águas.

Samuel Britto das Chagas - samuelbritto@yahoo.com.br

CONHECENDO MAIS CAMPINA GRANDE

Açude Novo, Por Franklin Fabricio Marques
Açude Novo, Por Franklin Fabricio Marques

Vista da Cidade, Por Franklin Fabricio Marques
Vista da Cidade, Por Franklin Fabricio Marques

Shopping popular Edson Diniz, Por Franklin Fabricio Marques
Shopping popular Edson Diniz, Por Franklin Fabricio Marques

Teatro Severino Cabral, Por Franklin Fabricio Marques
Teatro Severino Cabral, Por Franklin Fabricio Marques

Açude Novo, Por Franklin Fabricio Marques
Açude Novo, Por Franklin Fabricio Marques

 Por Daniel Guedes de Andrade
Por Daniel Guedes de Andrade

time de futsal da cidade, Por Daniel Guedes de Andrade
time de futsal da cidade, Por Daniel Guedes de Andrade

Mapa de localização
Mapa de localização

Vista da cidade
Vista da cidade

Festa de São João
Festa de São João

O Maior São João do Mundo
O Maior São João do Mundo

Açude Velho
Açude Velho




Estátuas de Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga
Estátuas de Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga

CONHEÇA MAIS - Visite Férias.tur.br - publicado com autorização de parceria

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br