Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de novembro de 2009

BAIXO RIO TAPAJÓS - PROJETO SAÚDE E ALEGRIA ATENDENDO E PROMOVENDO AS COMUNIDADES RIBEIRINHAS




O Projeto Saúde & Alegria – PSA – atua na Amazônia desde 1987 em comunidades extrativistas dos rios Amazonas, Tapajós e Arapiuns, localizadas na zona rural dos municípios de Santarém, Belterra e Aveiro - oeste do Estado do Pará. A partir de 2003, iniciou de forma gradual a ampliação de sua área de cobertura para 143 localidades, envolvendo cerca de 29 mil beneficiários.

O PROGRAMA DA ONG "SAÚDE E ALEGRIA" JÁ CONSTRUIU MAIS DE 5.000 SANITÁRIOS NAS 143 LOCALIDADES, DIMINUINDO CONSIDERAVELMENTE AS DOENÇAS PROVOCADAS POR ÁGUAS CONTAMINADAS.

Luciano Huck grava programa com Saúde & Alegria

Uma equipe da TV Globo esteve em Santarém para realizar as gravações de um quadro do programa Caldeirão do Huck, o “Aventura em Família”. Uma família de Jaú, interior de São Paulo, se aventurou por uma semana vivenciando o dia a dia das comunidades ribeirinhas, acompanhando as atividades do Projeto Saúde & Alegria nas comunidades de Urucureá, rio Arapiuns, Amorim e Suruacá no Rio Tapapós. No dia 20, a comunidade de Suruacá viveu momentos de grande euforia com a chegada do apresentar Luciano Huck, que surpreendeu a família com sua apresentação no Circo Mocorongo do Saúde & Alegria.

Selecionada para o quadro, vindos de uma realidade diferente, o casal Sidnei, Rose e seu filho Lucas, foram seguidos pelo programa em visita às comunidades. Em Urucureá, participaram do dia a dia dos moradores, o que envolveu desde a experiência de fabricação da farinha de mandioca, a pesca, a tecelagem do tradicional artesanato em palha de tucumã, aulas de informática no telecentro local e uma piracaia nas belas praias do rio Arapiuns. Depois seguiram para a Vila de Amorim, onde participaram do trabalho do Barco Hospital Abaré, conhecendo como o Saúde & Alegria em parceria com a SEMSA, realizam o atendimento em saúde para a população ribeirinha.

No dia 20, acompanhado dos coordenadores do Saúde & Alegria, Eugênio e Caetano Scannavino, o apresentador Luciano Huck foi recebido na comunidade de Suruacá com uma calorosa recepção. Foi uma manhã intensa com a apresentação do Circo Mocorongo do Projeto Saúde e Alegria. Huck se vestiu à caráter e entrou em cena, convidando a família para comentar como foi sua experiência na Amazônia.


Para o PSA foi uma oportunidade de mostrar a Amazônia com suas riquezas e desafios, mas principalmente a partir de uma agenda positiva da região. Para a família, “mais do que uma aventura, foi um grande aprendizado”, declarou Rose. O apresentador Luciano Huck, concedeu entrevista exclusiva ao Blog e à Tv Mocoronga, à margem esquerda do rio Tapajós.


Confira:


O Projeto Saúde & Alegria - PSA - Clique

Como posso ajudar - Clique

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br