Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

23 de novembro de 2009

EM VILA DIQUE (RS) 1500 FAMÍLIAS RECEBEM ORIENTAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SANEAMENTO BÁSICO QUE ESTÁ SENDO IMPLANTADO


Vila em Porto Alegre conhece benefícios do Saneamento

Revista Digital Aguaonline - Nº 456
Cecy Oliveira

Com a chegada dos serviços de saneamento básico com água, esgoto, drenagem e lixo, na Comunidade de Vila Dique, no Rio Grande Sul, o Instituto Trata Brasil promoveu uma dinâmica com as primeiras famílias que já ocupam as moradias do Conjunto Habitacional Marcel Luís, em um movimento de reassentamento da comunidade estimada em 1.500 famílias.

O objetivo da ação foi conscientizar a população local sobre a importância dos serviços de saneamento e seus impactos sociais na qualidade de vida dos moradores, além de promover o entendimento das famílias em relação ao acesso aos serviços.

Os trabalhos foram coordenados pela engenheira sanitarista e ambiental, Aline Matulja, do Instituto Trata Brasil, com apoio da presidente da Associação de Moradores e Amigos da Vila Dique, Enedina Espindola, do engenheiro da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES-RS), Paulo Robinson Samuel e da coordenadora da Pastoral da Criança de Porto Alegre, Vera Magalhães, que apóiam a iniciativa.

Foram convidados também representantes do Clube de Mães, Posto de Saúde Santíssima Trindade e Escola Municipal Migrantes, que atendem a comunidade, além dos executivos da empresa Dan Herbert, e autoridades locais do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), da Prefeitura de Porto de Alegre.

Durante o evento foram apresentados, com técnicas de abordagem coletiva para construção do conhecimento, o conceito Saneamento Básico com base na Lei Federal 11.445/07, impactos da falta dos serviços nos indicadores sociais como saúde, educação e renda, direitos e deveres da sociedade relacionados ao acesso aos serviços públicos, além de noções sobre o sistema local de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto.

A ação integra o projeto Trata Brasil na Comunidade, na Vila Dique, que teve início em março de 2008, com objetivo central de sensibilizar a população local acerca das conseqüências da falta de saneamento nos indicadores sociais, notadamente da falta de coleta e tratamento de esgoto, e mantê-la informada sobre os avanços das obras do Conjunto Habitacional Marcel Luís, provido de infraestrutura completa de serviços de saneamento, que receberá todas as famílias até o final de 2010, em um movimento de reassentamento da comunidade, hoje, localizada nas imediações do Aeroporto Internacional Salgado Filho.

A comunidade de Vila Dique foi beneficiada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e selecionada em conjunto com a Pastoral da Criança de Porto Alegre para integrar o projeto Trata Brasil na Comunidade, desenvolvido pelo Instituto Trata Brasil, como piloto.

A iniciativa poderá ser replicada em outras comunidades do País com características semelhantes as da Vila Dique. “Nossa proposta é de conscientização e de articulação da sociedade civil em torno das questões sociais, uma comunidade mobilizada assume um importante papel no acompanhamento de todas as etapas relacionadas ao investimento público”, alerta o presidente do Instituto Trata Brasil, Raul Pinho.


De acordo com as pesquisas contratadas pelo Instituto Trata Brasil com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), crianças que vivem em áreas sem saneamento apresentam redução de 18% no aproveitamento escolar e trabalhadores que vivem nas mesmas condições respondem por 11% a mais em faltas nos postos de serviços, quando comparados aos que vivem em áreas saneadas.

Fonte Revista Digital Aguaonline - 456 - Jornalista Cecy Oliveira

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br