Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de novembro de 2009

ENCONTRO DO "PACTO DAS ÁGUAS" DA SMA DE SÃO PAULO REÚNE LIDERANÇAS EM ITÚ


Rosa Mancini, coordenadora de Recursos Hídricos, explicou como funciona o Sistema de Gerenciamento

Lideranças municipais se reúnem em Itu para trabalhar agenda ambiental das águas paulistas

Municípios têm até o final do ano para montar plano de trabalho e mostrar resultados efetivos até 2011


Na quinta-feira, 19.11, a cidade de Itu foi palco de mais um encontro do Pacto das Águas – São Paulo. Prefeitos, vices e interlocutores do Projeto Município Verde Azul, representando 138 municípios paulistas, se reuniram para conhecer o sistema de gerenciamento de metas do Pacto das Águas. Trata-se de um instrumento on-line que permitirá aos municípios a determinação de metas para a melhoria das condições sanitárias e ambientais a serem alcançadas até 2011. São metas para questões relacionadas a saneamento, áreas verdes e projetos locais ligados à água.

Ao todo, 580 municípios aderiram ao Pacto e se comprometeram a traçar metas e elaborar um plano de ação para recuperar e preservar os recursos hídricos locais. As metas deverão ser baseadas na situação atual de cada indicador, divulgada pelo órgão competente em 2009. A Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA, por meio do Sistema de Gerenciamento de Metas, acompanhará e avaliará em 2010 e 2011, os resultados parciais e finais das metas estabelecidas pelos municípios. “Queremos que os municípios apresentem metas possíveis de serem realizadas.

Vamos trabalhar o tempo todo com as prefeituras para que as metas sejam reais e atingidas”, destacou a coordenadora de Recursos Hídricos da SMA, Rosa Mancini.
“A nossa responsabilidade aumentou muito na agenda das águas”, chamou a atenção o secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, que destacou como o Estado de São Paulo está chamando a atenção do mundo com o Pacto das Águas. São Paulo é o recordista mundial em adesões ao documento internacional criado em março, durante o Fórum Mundial da Água, em Istambul, na Turquia. “O mundo quer ver os resultados que vamos alcançar e mostrar no próximo Fórum, em 2012, na França”, lembrou o secretário.

A partir de agora, as lideranças municipais têm a tarefa de preencher os seus planos de metas até o final deste ano. Nele devem contar a situação atual de saneamento, vegetação, ações em prol da água e como eles esperam melhorar nas mesmas pautas em 2011. A partir daí, a Coordenadoria de Recursos Hídricos do Estado – CRHi – juntamente com os Comitês de Bacias darão início a um trabalho de apoio técnico para o alcance das metas. Para efetivá-las, inclusive, os municípios poderão solicitar recursos junto aos Fundos Estaduais de Recursos Hídricos – FEHIDRO – e de Prevenção e Controle da Poluição – FECOP.

As duas municipalidades que se destacarem nessa agenda de trabalho até 2011, uma com menos de 20 mil habitantes e outro com número de habitantes superior, irão representar todos os outros municípios em Marselha, na França, no ano de 2012, quando ocorre a sexta edição do Fórum Mundial das Águas.

Desafio

Além da agenda de trabalho em benefício das águas, o secretário Xico Graziano lançou um novo desafio aos prefeitos: “Em 2010 cada cidade deverá adotar uma nascente para implantar atividades de educação ambiental”. A idéia do secretário é usar a educação ambiental para preparar as gerações futuras para a importante tarefa de preservar a água, recurso escasso no planeta e fonte de vida da humanidade. ”As crianças precisam beber na mão a água de uma nascente, descobrir de onde vem a águas, a sua importância e, então, se sentirem tocadas a cuidar desse recurso e garantir que ele nunca se acabe”, justificou Graziano.

Pacto das Águas

Lançado em junho deste ano, durante as comemorações da Semana do Meio Ambiente, o Pacto das Águas – São Paulo é uma mobilização, coordenada pela SMA, para que as prefeituras paulistas se comprometam com a preservação e conservação dos recursos hídricos conforme o Consenso de Istambul pelas Águas. O documento foi gerado por lideranças mundiais que acreditam no poder local para estimular a participação dos municípios e órgãos regionais na gestão dos recursos hídricos.
São Paulo é o Estado recordista mundial em adesões municipais. Já são 580 ante outras 65 ao redor do planeta.

Saiba mais em: http://www.ambiente.sp.gov.br/pactodasaguas/

Fonte: Blog Gente das Águas


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br