Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de novembro de 2009

NO ENCONTRO NACIONAL DE GERENCIAMENTO COSTEIRO (RJ) LANÇAMENTO DO VÍDEO SOBRE ÁREAS AQUÁTICAS PROTEGIDAS


Pousada Uacari, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, no Amazonas.

MMA lança vídeo sobre Áreas Aquáticas Protegidas

A importância da proteção da biodiversidade aquática por meio da criação de áreas aquáticas protegidas e a interface com as pessoas que dependem da atividade pesqueira serão temas do vídeo que a Gerência de Biodiversidade Aquática e Recursos Pesqueiros, da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do MMA, lançará na terça-feira (24), durante o Encontro Nacional de Gerenciamento Costeiro - Encogerco 2009, no Rio de Janeiro.

O vídeo mostra três experiências exitosas que constam do livro Áreas Aquáticas Protegidas como Instrumento de Gestão Pesqueira, publicado em 2007 pelo Ministério do Meio Ambiente. Duas experiências são de águas marinhas - Áreas de Proteção Ambiental da Costa dos Corais, situada entre os estados de Pernambuco e Alagoas, e Reserva Extrativista de Corumbau, no estado da Bahia - e uma terceira em região de água doce - Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá, no estado do Amazonas.

Além de lançar o vídeo, a gerente de Biodiversidade Aquática e Recursos Pesqueiros, Ana Paula Leite Prates, participa no dia 24 de mesa-redonda sobre Conservação Costeira e Marinha e Gestão Territorial no Brasil, em que apresentará os Sistemas Representativos e Efetivos de Áreas Costeiras e Marinhas Protegidas. No dia 25, ela fala sobre a Campanha de Conduta Consciente durante a apresentação de iniciativas de gestão costeira.

Diferentemente dos três encontros anteriores (Santos/2002, Salvador/2004 e Florianópolis/2006), realizados como um evento único relacionado ao gerenciamento costeiro, o Encogerco 2009, que vai de 19 a 27 de novembro, está formatado para ser realizado em três dias e com grandes eventos relacionados à Zona Costeira e Marinha, internacionais e nacionais: o Seminário Ibero-Americano de Conservação Costeira e Marinha em Reservas da Biosfera, que acontece de 23 a 25 de novembro; a Reunião Anual da Rede Ibero-Americana de Gestão Costeira Integrada (Ibermar), de 19 a 24 de novembro; e, por fim, a Reunião Anual do Programa Bandeira Azul, com representantes de pelo menos 43 países, nos dias 26 e 27 de novembro. (Fonte: MMA/Ambiente Brasil)



1. CONHEÇA MAIS SOBRE A RESERVA DE MAMIRAUÁ
- Clique

Veja o vídeo da maior área alagada, protegida no Amazonas - Mamirauá


2. ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL COSTA DOS CORAIS - PE/AL


Bioma
Ecosistemas Costeiros.
Floresta Atlântica
Esta unidade foi criada para garantir a conservação dos recifes coralígenos e de arenito, com sua fauna e flora; manter a integridade do habitat e preservar a população do Peixe-boi marinho (Trichechus manatus); proteger os manguezais em toda a sua extensão, situados ao longo das desembocaduras dos rios, com sua fauna e flora; ordenar o turismo ecológico, científico e cultural, e demais atividades econômicas compatíveis com a conservação ambiental e incentivar as manifestações culturais e contribuir para o resgate da diversidade cultural regional.


Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais


Peixe-boi

A unidade foi criada devido à presença da grande extensão de corais costeiros somado a remanescentes de manguezais ainda de grande relevância para o meio ambiente.


Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais

Acesso
Partindo de Maceió via AL-01 Norte - litoral, percorre-se uma distância 20 Km até chegar ao Rio Meirim (povoado de pescadores). Neste local inicia-se a APA, e daí a unidade segue pela área costeira por mais 220 Km, até a foz do rio Formoso em Pernambuco.


Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais

Os recifes de coral estão entre os mais impressionantes atrativos do litoral alagoano. Formam piscinas mar adentro, viveiros naturais de peixes coloridos, ouriços, estrelas-do-mar, conchas, esponjas.

Cidades que fazem parte: Paripueira, Barra de Sto. Antônio Porto de Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Japaratinga e Maragogi.

Também conhecida como Litoral Norte, possui um enorme potencial direcionado ao turismo ecológico, onde destacam-se os recifes de coral.


peixe-leão-comum

Fonte: BR Viarural.com

3. RESERVA EXTRATIVISTA DE CORUMBAU (BA)


A Reserva Extrativista do Corumbau, situada nos Municípios de Prado e Porto Seguro, compreende o cinturão pesqueiro localizado entre a Ponta do Espelho - Praia de Curuípe em Porto Seguro - até a Barra do Rio das Ostras, em Prado, incluindo a faixa marinha de oito milhas náuticas paralelas à Costa do Descobrimento, com uma área aproximada de 895 km² de águas territoriais brasileiras.

Nesta área estão situados as importantes formações recifais dos Pataxos e Itacolomis, vários estuários e manguezais, dentre estes a Barra do Cahy, primeiro ancoradouro da armada de Cabral, em 1500. Esses recifes e manguezais são responsáveis pela produtividade primária da pesca no Sul da Bahia, de onde mais de 1.400 famílias de pescadores artesanais retiram o seu sustento.

Se a maré estiver baixa, não perca a oportunidade de andar pela ponta de areia que se estende por quase 1 km mar adentro. Vale a pena atravessar de barco para a outra margem do Rio Corumbau e visitar a Aldeia de Barra Velha, dos índios Pataxó.

CONHEÇA MAIS SOBRE PRADO (BA)


Prado Falésias Praia do Farol
Prado Falésias Praia do Farol

Prado - Praia do Farol
Prado - Praia do Farol

Abrolhos
Abrolhos

Abrolhos
Abrolhos

Abrolhos
Abrolhos

Abrolhos
Abrolhos
















Barra de Cahy
Barra de Cahy




Mapa de Localização
Mapa de Localização

Saiba mais sobre PRADO (BA) - Férias.Tur.Br - Publicação autorizada por parceria


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br