Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de dezembro de 2009

PROJETO ESTRUTURADOR DE REVITALIZAÇÃO DO RIO DAS VELHAS (MG) ESTÁ DE PARABÉNS!


Projeto de revitalização do Rio das Velhas, em Minas Gerais, fecha o ano com saldo positivo

Danielle Jordan/Ambiente Brasil
18/12/2009

O Projeto Estruturador de Revitalização da Bacia do Rio das Velhas, em Minas Gerais, encerra o ano com saldo positivo, na avaliação da coordenadora executiva, Myriam Mousinho. “O Rio das Velhas está voltando a ser efetivamente um rio. Antes, podíamos dizer que na região metropolitana ele era apenas um canal de esgoto, hoje, podemos afirmar que ele volta a ser um rio”, disse.

O projeto faz parte do programa Meta 2010 e segundo uma avaliação Federal de Minas Gerais, UFMG, e Coordenador do Projeto Manuelzão, Marcus Vinícius Polignano, desde o início do programa, em 2003, as ações na área de saúde e social melhoraram muito.

A ocupação desordenada e o crescimento populacional comprometem a qualidade das águas na Bacia do Rio das Velhas. Polignano destaca a necessidade de adequação do modelo de urbanização com os cursos d’água. A afirmação é baseada nos dados do índice de Desenvolvimento Humano (IDH), quanto maior o IDH, menor o índice de qualidade da água (IQA), ou seja, onde a urbanização é maior, o IQA é menor.

O volume de esgoto coletado e tratado no rio passou de 41 milhões de m3 em 2003, para 85 milhões de m3 em 2008, e 109 milhões em 2009, de acordo com informações da Companhia de Saneamento de Minas Gerais, Copasa. Até 2010 a meta de tratamento é de cerca de 127 milhões de m3.

Leia também - EXCLUSIVO: Revitalização do Rio das Velhas, em Belo Horizonte (MG), entra em nova fase.

*Com informações da ascom. Fonte: Ambiente Brasil

SAIBA MAIS:

Conquistas revelam avanço nas metas de despoluir o Rio das Velhas


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br