Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de janeiro de 2010

ARARAS (SP) CRIA LEIS QUE ECONOMIZAM ÁGUA, ELETRICIDADE E APROVEITA ÁGUA DE CHUVA

A bela ARARAS (SP) que inova criando importantes Leis ambientais (foto FeriasTur)


UMA EXCELENTE IDÉIA PARA VC LEVAR PARA OS VEREADORES
DE SUA COMUNIDADE !

Projetos de lei prevêem economia de água e eletricidade em Araras/SP

Escrito por Fernanda Dalla Costa — Publicado em 14/01/2010 18:34

Os ararenses que pretendem construir edificações com mais de 200 metros quadrados terão que atender requisitos de economia de água e energia elétrica, assim que dois projetos de lei que tramitam na Câmara Municipal entrarem em vigor, apurou a Revista Sustentabilidade.

O projeto que prevê o aquecimento solar ou a gás para água já foi aprovado pelos vereadores e aguarda a sanção do prefeito do município do interior de São Paulo para entrar em vigor.

“Optamos pelas edificações com mais de 200 metros quadrados porque para as casas populares o CDHU já está implantando essas medidas”, disse o vereador Carlos Alberto Jacovetti (PSDC), autor dos projetos.

A lei 253/2009 prevê que o aquecimento alternativo seja obrigatório para edificações residenciais ou não, com mais de 200 metros quadrados ou mais de três banheiros e instalações como hotéis, academias de ginástica, clubes, clinicas de estética e quaisquer outras instalações que necessitem de água aquecida, o que inclui indústrias que demandam água quente.

Segundo a lei, os equipamentos devem ser dimensionados para atender no mínimo 40% de toda a demanda anual de energia usada no aquecimento de água e devem ter sua eficiência comprovada por órgão técnico, credenciado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

“Se a empresa comprovar que a energia solar não supre os 40% previstos na lei, ela pode ser isenta da obrigatoriedade”, disse o vereador.


REUSO DE ÁGUA - APROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA

Outro projeto, o PL 376/2009, institui o reaproveitamento de água da chuva em novas edificações residenciais com área construída superior a 200 m2 e em obras comerciais ou industriais com área construída maior que 300 m2. A proposta, que será votada após o recesso legislativo, também prevê o reuso de águas servidas - que já tiveram uso doméstico ou industrial e podem ser reaproveitadas mediante captação e tratamento - em edificações residenciais com mais de 300 m2 e industriais com área superior a 500 m2.

O PL dispensa a reutilização de água de chuva se a edificação já contar com sistema de reuso de águas servidas e vice-versa. O projeto prevê a troca dos hidrômetros convencionais por medição computadorizada de consumo e inclui a obrigatoriedade da medição individualizada nos condomínios.

Além do reaproveitamento de águas, o projeto determina o uso de bacias sanitárias, chuveiros e lavatórios com volume reduzido de descarga, bem como torneiras com redutores de vazão e acionamento nos pés.

Se os projetos de lei forem aprovados, a emissão do certificado de conclusão da obra estará condicionada ao cumprimento das normas.

O vereador ainda estuda elaborar um projeto de lei que obrigue a construção de bacias de contenção de água em novos edifícios e condomínios de Araras, a fim de contribuir com a diminuição de enchentes no município. Fonte: REVISTA SUSTENTABILIDADE


CONHEÇA A CIDADE DE ARARAS (SP)

rio mogi guaçu bairro cascata , Por kio
rio mogi guaçu bairro cascata , Por kio

Araras - foto André Benacin
Araras - foto André Benacin

Foto Luiz
Foto Luiz

Foto Luiz
Foto Luiz

Foto Luiz
Foto Luiz

Foto Luiz
Foto Luiz

Foto Luiz
Foto Luiz

foto Luiz
foto Luiz

Foto Luiz
Foto Luiz

Foto Luiz
Foto Luiz

Foto Luiz
Foto Luiz

Foto Luiz
Foto Luiz

Foto Luiz
Foto Luiz

Foto Luiz
Foto Luiz

Foto Luiz
Foto Luiz

Foto Luiz
Foto Luiz

Foto Luiz
Foto Luiz

Foto Luiz
Foto Luiz
SAIBA MAIS: FÉRIAS TUR Publicação autorizada por parceria


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
MEIO MILHÃO DE VISITAS AO BLOG
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

4 comentários:

  1. Caro amigo Carlinhos,

    Parabéns pelo projeto de lei, até que enfim as pessoas estão começando a utilizar o conhecimento e o intelecto para o bem comum. O projeto de lei irá trazer benefícios de grande importância para a natureza e sustentabilidade, sou um defensor nato da utilização da energia solar, fonte de energia limpa, renovável, sem custo e abundante.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. GRANDE FERNANDO, agradeço seu apoio, e gostaria de dividir com os demais vereadores que ajudaram na aprovação e também com idéias para melhorar o projeto...

    um grande abraço

    ResponderExcluir
  3. É A PRIMEIRA VEZ QUE VEJE ESTE SITE.
    PARABÉNS A SEUS IDEALIZADORES E GESTORES, POIS ACHEI SURPREENDENTE O FORMATO E O CONTEÚDO...

    CARLOS JACOVETTI

    ResponderExcluir
  4. Olá eu moro em São Paulo e gostaria de morar em ARARAS queria saber se tem muita enchente ai, onde e que bairros?
    Achei a cidade bonita, poderia me informar?

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br