Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

27 de janeiro de 2010

CATANDUVA (SP) E TRATA BRASIL VIABILIZAM PLANO DE SANEAMENTO BÁSICO DO MUNICÍPIO


Prefeitura de Catanduva e Trata Brasil fazem Plano de Saneamento

26/01/2010

Cidade terá apoio técnico e em atividades de mobilização da comunidade para implementar projeto; acordo também beneficiará Olímpia, com foco para toda a bacia do Turvo/Grande

A Prefeitura de Catanduva firmou convênio com o Instituto Trata Brasil - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) - para viabilizar a elaboração do Plano de Saneamento Básico do município. Pioneiro e modelo para outras cidades, o projeto deve ser concluído em até 6 meses.

A parceria intermediada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande (CBH-TG) também beneficiou Olímpia, que tem hoje cerca de 30% de seu esgoto tratado. Os dois municípios serão os primeiros a receber o apoio do Trata Brasil, que vislumbra a despoluição de toda a bacia do Turvo/Grande.

Segundo o prefeito de Catanduva, a cidade participará ativamente do processo para resolver definitivamente o problema da poluição. A iniciativa, que tem como parceiros a Agência Nacional de Águas (ANA) e a Pastoral da Criança, será liderada pela Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva.

Sociedade

As ações do Trata Brasil buscarão o envolvimento da sociedade. Para isso, estão previstas atividades de sensibilização e mobilização para facilitar a implementação das políticas e do Plano de Saneamento Básico. O objetivo é fazer com que os cidadãos valorizem o investimento em `obras enterradas`.


Lei do Saneamento

No acordo, também estão previstos estudos, pesquisas e monitoramento do avanço dos serviços de saneamento e investimentos, além de apoio técnico e capacitação dos gestores públicos para adequação à Lei do Saneamento.

Em cinco anos da atual gestão, a Prefeitura de Catanduva implantou 26 quilômetros de coletores de esgoto, para despoluir córregos do município. Em 90 anos de história da cidade, haviam sido implantados dois quilômetros. Hoje, têm água limpa os córregos Jacú, Retirinho e Minguta. Com empréstimos garantidos com o BID e PAC, objetivo é despoluir todo o rio São Domingos.

Fonte: Trata Brasil

CONHEÇA CATANDUVA (SP)


Igreja Matriz de São  Domingos por flavia m soares
Igreja Matriz de São Domingos por flavia m soares

Prefeitura Municipal por CatanduvaVirtua.com
Prefeitura Municipal por CatanduvaVirtua.com

Estação da Cultura  por CatanduvaVirtua.com
Estação da Cultura por CatanduvaVirtua.com

Catanduva por CatanduvaVirtua.com
Catanduva por CatanduvaVirtua.com

Igreja de São Francisco por vinicius.icler
Igreja de São Francisco por vinicius.icler

Vista da Praça foto por Sagitariuns
Vista da Praça foto por Sagitariuns

Ponte sobre o Rio São Domingos foto por André Bonacin
Ponte sobre o Rio São Domingos foto por André Bonacin

Rio São Domingos foto por André Bonacin
Rio São Domingos foto por André Bonacin

Aeroporto  foto por André Bonacin
Aeroporto foto por André Bonacin




Vista da Cidade
Vista da Cidade




SAIBA MAIS - FÉRIAS.TUR - Publicação autorizada por parceria

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br