Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de março de 2010

A ECONOMISTA AMYRA EL KHALILI ALERTA PARA EMINENTES CONFLITOS SOBRE A ÁGUA

Jornal do Comércio
Porto Alegre (RS)
23/03/2010

Amyra afirma que Brasil é rico pelos recursos hídricos que tem

Economista prega o debate acerca de mudanças nos sistemas econômico e político

"Nós temos no Brasil as nossas guerras, os nossos conflitos pela água. A água sempre foi objeto de disputa política, no Nordeste se troca água por votos. Já temos uma lista de mártires da causa no Brasil e na América Latina. Pessoas morreram defendendo as bacias hidrográficas. Temos de preservar essa nossa riqueza. O Brasil não é rico porque tem pré-sal, é rico porque tem água", afirmou.

Juliano Tatsch

Amyra alerta para  eminentes conflitos no continente Fredy Vieira/JC

Amyra alerta para eminentes conflitos no continente Foto: Fredy Vieira/JC

O Brasil é um país que não tem problemas em relação à água. Possui mananciais em abundância. Com exceção das regiões do agreste nordestino, que sofrem com a seca, toda a população tem acesso à água.

Essa é a ideia mais presente nas cabeças dos brasileiros quando se fala no assunto. Na prática, porém, a situação não é tão tranquila assim. Foi sobre o futuro da água e sobre as garantias para que ela seja utilizada por todos e não somente por poucos que a economista e fundadora do Projeto Bolsa Brasileira de Commodities Ambientais e da Aliança Redes de Cooperação Comunitária Sem Fronteiras (RECOs), Amyra El Khalili, falou ontem na conferência Água para a Guerra - Água para Paz, que abriu o Fórum Internacional de Gestão Ambiental - Água, o Grande Desafio, realizado no Centro de eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

"Nós temos no Brasil as nossas guerras, os nossos conflitos pela água. A água sempre foi objeto de disputa política, no Nordeste se troca água por votos. Já temos uma lista de mártires da causa no Brasil e na América Latina. Pessoas morreram defendendo as bacias hidrográficas. Temos de preservar essa nossa riqueza. O Brasil não é rico porque tem pré-sal, é rico porque tem água", afirmou.

Segundo ela, questões econômicas são o ponto nevrálgico dos temas que envolvem a preservação da água. "Convivemos com uma guerra intestina, mas silenciosa, em pequenos focos espalhados pelo continente que, se não estivermos preparados para novos enfrentamentos econômicos e políticos, podem eclodir a qualquer momento em um emaranhado de ações e convulsões sociais."

Para Amyra, sustentabilidade, palavra tão em moda, representa novos desafios, dentre eles o de fazer valer a ética nas macrorrelações econômicas, fator determinante entre a guerra e a paz. "A OEA já fez uma previsão de que daqui a 30 anos um barril de água custará mais caro do que um de petróleo. Petróleo não é renovável, mas é substituível. A água não é substituível.

Hoje o grande temor dos ambientalistas é a comoditização da água, de ela passar a ser cotada nas bolsas de valores. Isso seria uma tragédia. A água é um bem difuso, de todos. Hoje, entretanto, ela já foi comoditizada. Uma comodity é uma mercadoria padronizada para compra e venda. O que é aquilo que vemos engarrafado nas prateleiras dos supermercados, água mineral? A água não está sendo vendida na bolsa ainda, mas já há um mercado", enfatizou.

Para a pesquisadora, os destinos econômicos de uma nação estão intimamente ligados ao modo como a água é tratada por esse país. "No Uruguai foi feito um plebiscito para desprivatizar a água. Nenhum povo é soberano quando outro povo ou alguma organização controla a água que ele vai beber", disse. A economista defende que, para se ter um real desenvolvimento sustentável, é preciso que haja uma mudança no sistema econômico.

"Transformações de posturas e comportamentos por parte da sociedade envolvem um profundo debate sobre consumo pró-ativo, consciência ecológica e ambiental, que aliados à discussão em políticas públicas exigem reformas tributárias e fiscais consideráveis, bem como uma rigorosa regulamentação do sistema financeiro, para que ele se adapte a todas estas condições", ressalta.

"Conte-me e eu esqueço. Mostre-me e eu apenas me lembro. Envolva-me e eu compreendo." Confúcio

Fonte: ALIANÇA BECE-RECOs - Redes de Cooperação Comunitária Sem Fronteiras

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br