Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

30 de abril de 2010

CÂMARA FEDERAL REALIZARÁ DIA 06/05 AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE INSTALAÇÃO DE USINAS NUCLEARES NO NORDESTE


Câmara Federal discutirá a instalação de usinas nucleares no Nordeste

O especialista em energia Heitor Scalambrini Costa (hscosta@ufpe.br), professor do Departamento de Engenharia Elétrica e Sistemas de Potência da Universidade Federal de Pernambuco participará de uma audiência pública marcada para quinta-feira (06/05), na Câmara Federal em Brasília, onde será discutida a instalação de usinas nucleares no Nordeste brasileiro.

A reunião de audiência pública foi solicitada, no âmbito da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, pelo deputado federal Edson Duarte e subscrito por outros parlamentares. Segundo ele, é importante discutir a necessidade de implantação das usinas nucleares para produzir eletricidade, visto o anuncio do Governo Federal prevendo a construção, além de Angra 3, de mais quatro usinas termonucleares até 2030: duas no Nordeste e duas no Sudeste, ainda sem locais definidos.

O dep. Duarte na justificativa do requerimento de audiência pública afirmou “Que não há o devido debate sobre o tema, e que o objetivo da reunião é deflagrar um processo de debate, ouvindo os prós e os contra relativos a este projeto de instalação de usinas nucleares no Nordeste.

Os expositores convidados, além do prof. Scalambrini serão: Governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner; Presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear, Odair Dias Gonçalves, Presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva; Diretor Executivo do Greenpeace Brasil, Marcelo Furtado e Diretora do Movimento Paulo Jackon da Bahia.

Prof. Heitor Scalambrini Costa da UFPE

O prof. Scalambrini Costa é conhecido por suas posições contrárias a utilização da energia nuclear para produzir eletricidade, pois argumenta que “o Brasil não precisa de usinas nucleares; pois tem condições de gerar a energia que precisa com alternativas ambientalmente corretas e sustentáveis usando o Sol, os ventos, a bioletricidade e as pequenas quedas de água (PCH´s) como fontes primárias”.

A audiência acontecerá às 10h, no Plenário do Anexo II da Câmara Federal, em Brasília.
Maiores informações: cmads.decom@camara.gov.br

Sobre a CMADSA da Câmara Federal:


Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável analisa matérias que definem a política estadual de meio ambiente, e que modifiquem, acrescentem ou suprimem artigos da legislação ambiental e de defesa ecológica.

Os seus integrantes dão parecer em proposições relativas ao meio ambiente, recursos naturais renováveis, flora, fauna e solo. Outra atribuição da Comissão é verificar os aspectos legais da criação, ampliação ou manutenção de reservas biológicas ou de recursos naturais.

Colaboração enviada pelo Eng. João Suassuna - Rema Atlântico

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br