Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de abril de 2010

CHUVA EM CAÇADOR (SC) ATINGE O MAIOR VOLUME ACUMULADO DE 276 MILÍMETROS

Rio Castelhano - Caçador (SC)

28 / 04 / 2010



Cidade em SC tem abril mais chuvoso já registrado, diz meteorologista


A chuva que atingiu Santa Catarina desde a semana passada bateu recordes. Segundo dados do Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri/Ciram), no município de Caçador, o volume acumulado de chuva em abril, até esta terça-feira (27), é de 276 milímetros, o maior já anotado desde o começo das medições, em 1942. A média pluviométrica histórica de abril, na cidade, é de 99,8 milímetros.

De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil no início da tarde desta terça, 52 municípios registraram problemas por causa de temporais. Desse total, 24 decretaram situação de emergência. Mais de 152,3 mil pessoas foram atingidas. Dez ficaram feridas.

A meteorologista Gilsânia Cruz, da Epagri/Ciram, disse que o excesso de chuvas é resultado da ação de frentes frias e do jato subtropical (ventos fortes em altos níveis da atmosfera, que dão suporte para intensificar os sistemas que atuam na superfície). De acordo com ela, esses sistemas são considerados comuns nesta época do ano.

Relatório feito pelo Epagri/Ciram informa que, até 20 de abril, o nível de chuvas em Santa Catarina estava abaixo da média. Mas, entre 20 e 26, o tempo mudou. No Oeste, Meio Oeste e Norte, o volume acumulado nesse período ficou entre 200 e 300 milímetros. Em muitos municípios, o mês de abril foi o mais chuvoso, desde 1998, segundo os meteorologistas.

Outros estados – Os temporais também causaram prejuízos no Rio Grande do Sul e no Paraná.

Em Curitiba, os bombeiros localizaram o corpo de um rapaz de 23 anos que estava desaparecido desde sexta-feira (23). Ele teria sido arrastado pela correnteza quando tentou atravessar um rio.

A Defesa Civil estadual informa que 45 municípios registraram estragos. As regiões que mais concentraram danos foram a Oeste, Sudoeste, Centro Sul, Metropolitana de Curitiba e o Litoral. Mais de 246 mil pessoas saíram de suas casas.

O asfalto cedeu na altura do quilômetro 319 da PR-153, no trecho que liga Irati e Imbituva, e o trânsito foi interrompido no local.

No Rio Grande do Sul, o número de pessoas prejudicadas chega a 11 mil. O aumento do volume do Rio Uruguai provocou a suspensão da travessia de balsa em São Borja e do funcionamento da aduana, segundo o governo estadual. A estimativa é que o nível do rio esteja 11 metros acima do normal. No município, famílias que tiveram casas invadidas pela água foram removidas. (Fonte: G1)

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br